Sala de videomonitoramentoSala de videomonitoramento

Pessoas, até o momento não identificadas, invadiram a sede da Guarda Municipal de Caxias e danificaram os monitores que seriam utilizados no sistema de videomonitoramento de Caxias.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Silvínio Rocha, após ser informado sobre o ocorrido por um guarda municipal que estava de serviço no local, denunciou o fato e registrou a ocorrência para abertura de inquérito policial. Os monitores foram pintados com tinta amarela e riscados com objetos pontiagudos.

O guarda municipal de plantão, ao entrar pela manhã no plantão de sábado (21), ao fazer uma vistoria nas instalações da sede da Guarda Municipal constatou o crime e, imediatamente, relatou o ocorrido ao chefe da repartição, que decidiu levar o caso ao conhecimento da polícia, solicitando a abertura de inquérito policial para apurar as responsabilidades.

Um inquérito administrativo também será instaurado pela Administração do Município. Como medida preventiva, e para facilitar as investigações policiais, o acesso ao prédio sede da Guarda Municipal foi restringido apenas aos guardas de serviço interno. As viaturas da Corporação foram recolhidas para outro setor público do município, a fim de evitar novas investidas contra o patrimônio público.

Lamentando o ocorrido, o Prefeito Léo Coutinho usou as redes sociais para manifestar sua indignação aos danos causados aos equipamentos do Centro Integrado de Monitoramento de Caxias, o CIMCA, obtendo a solidariedade do povo, que tanto aguarda os benefícios do videomonitoramento.

O sistema é um dos mais modernos do Brasil e tem o específico objetivo de garantir à população mais segurança.

Videomonitoramento em Caxias

Com a invasão e depredação de alguns equipamentos, a população poderá ter um atraso para usufruir da segurança proporcionada pelo sistema de videomonitoramento na cidade, cuja expectativa já é grande. O Cimca – Centro Integrado de Monitoramento de Caxias – estaria previsto para ser inaugurado no dia 31 de janeiro de 2014.

O sistema vai funcionar no prédio da Guarda Municipal, e contará com a mesma quantidade de câmeras do de Teresina. Começou a ser instalado com a montagem do painel de vídeo AL, que é composto por 6 monitores de 46 polegadas, prontos para receber os sinais das câmeras filmadoras.

Inicialmente serão 30 câmeras, monitorando 24 horas o centro comercial, alguns bairros e pontos turísticos. Uma equipe de 5 pessoas trabalhará diariamente no monitoramento eletrônico.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.