Luis Fernando apresenta obras de mobilidade para SL
Do Gazeta da Ilha
Um amplo projeto de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de São Luís foi apresentado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ao Governo Federal em reunião ocorrida nesta quarta-feira (7), em Brasília. A iniciativa inclui pelo menos 10 importantes intervenções complementares e fundamentais nos quatro municípios da Ilha, que totalizam recursos da ordem de R$ 6,48 bilhões.
A proposta foi entregue ao secretário Nacional do PAC, Maurício Muniz, após ter sido apresentada pelo próprio Luis Fernando na reunião que contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades e do Planejamento, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e ainda dos secretários estaduais João Bernardo Bringel (Planejamento e Orçamento), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Marco Antônio Toccolini (Representação em Brasília).
Coordenada pelo secretário Luis Fernando e elaborada com a participação das quatro Prefeituras da Ilha, a proposta atendeu ao pedido da presidente Dilma Rousseff, que anunciou recentemente investimentos da ordem de R$ 50 bilhões em mobilidade urbana em 26 cidades com mais de 700 mil habitantes.
Luis Fernando Silva afirmou estar animado com a receptividade do Governo Federal. “O plano foi bastante elogiado pelo secretário, sobretudo, pela demonstração técnica de conhecimento dos problemas de mobilidade da Ilha”, ressaltou Luis Fernando. Ele recebeu a garantiu do secretário Maurício Muniz de que em 30 dias o governo dará uma resposta sobre os pleitos apresentados.
Durante a reunião, o secretário Luis Fernando destacou que o plano vai ampliar ainda mais os investimentos de projetos de melhoria da mobilidade urbana de São Luís que já estão sendo executados pelo governo do Estado, como a Via Expressa, Ponte IV Centenário, a duplicação da Avenida Holandeses – esta última com ordem de serviço programada para ser assinada neste mês -, entre outras.
O secretário Hildo Rocha também saiu bastante otimista do encontro. “A execução dessa proposta, em sua totalidade, vai resolver todos os problemas de mobilidade da Região Metropolitana de São Luís”, declarou.
Os novos investimentos incluídos na proposta consistem em construção de novas pontes; criação de novos corredores do transporte coletivo de São Luís e dos demais municípios; construção e melhoramento de viadutos e rotatórias e a conclusão do Anel Viário Metropolitano de São Luís.
CONCLUSÃO DO ANEL VIÁRIO DA REGIÃO METROPOLITANA
Construção da sétima ponte sobre o Rio Anil (ligando Av. Ferreira Gullar ao Anel Viário já existente em São Luis, Av. Camboa e Av. Victorino Freire).
– Construção da ponte sobre o Rio Bacanga (ligando bairro Pindorama ao bairro Piancó), incluindo 7,5 Km dos acessos às Av. dos Portuguese e Av. dos Africanos.
– Reestruturação da Av. dos Holandeses – aumento da capacidade viária (implantação de corredor de ônibus, alargamento de pista, plataformas de embarque e desembarque).
– Restruturação da Av. Ferreira Gullar (implantação de corredor de ônibus, alargamento de pista, plataformas de embarque e desembarque).
OBRAS COMPLEMENTARES
– Criação do Corredor de Transporte Coletivo com a reestruturação da rodovia MA-201 (alargamento de pista, duplicação, plataformas de embarque e desembarque, sinalizações e etc).
– Criação do Corredor Secundário de Transporte Coletivo na área de influência da Estrada da Mata (Cidade Operária, Jardim América, Cidade Olímpica, Estrada da Mata, Av. Tancredo Neves, Av. Mascarenhas de Moraes, Estrada da Quinta até a interseção com a MA-201).
– Criação do Corredor de Transporte Coletivo com a duplicação da Rodovia MA-204, no trecho de interseção da Rodovia MA 202 e MA 201.
– Criação do Corredor de Transporte Coletivo na MA-203, na interseção da Rodovia MA 204 até a sede do município de Raposa.
ESTUDOS, PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS ESTRUTURANTES
– Implantação da infraestrutura (rampas de embarque e desembarque, terminais de carga e passageiros, acessos, etc) para operação privada de Ferryboat de São José do Ribamar para Icatu/acesso a BR-402, que chega ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
– Implantação de linha de transporte coletivo de massa a ser operado com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), atendendo às regiões de influência, Porto de Itaqui, Distrito Industrial – Área retroportuária, Anjo da Guarda, Centro Histórico, Cohab/ Cohatrac/ Cidade Operária/Cidade Olímpica/ Distrito Industrial (Maracanã), área de transição para Zona Rural de cidade de São Luís.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
LUIS Fernando e holandilnha ta fazendo oque nessa foto é parceria ou oque da a noticia direito vcs jornalistas ainda dizem que são serio, o outro John cutrim bota prefeito Edvaldo apresenta obras de mobilidade de são luis e vc me bota essa seus comedias
Os projetos da Prefeitura de São Luís para a área de mobilidade urbana foram apresentados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior aos representantes dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, além da Caixa Econômica Federal (CEF), na manhã desta quarta-feira (07). A reunião ocorreu em Brasília e contou com representantes da Prefeitura e do Governo do Estado.
O prefeito Edivaldo apresentou o novo projeto para implantação do VLT e do corredor de transportes, que funcionará como um novo anel viário em São Luís. “Saímos de mais essa reunião com o governo federal muito animados, confiantes na aprovação dos projetos e liberação dos recursos para obras estruturantes que vão ajudar a mudar muito a paisagem urbana de nossa cidade”, avaliou o prefeito Edivaldo Júnior.
Também foram iniciadas as discussões sobre novas propostas apresentadas pela Prefeitura de São Luís para ampliar sete corredores de transporte no município. Os projetos que estão em fase de elaboração para serem apresentados ao governo federal beneficiam as avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, São Luís Rei de França, Daniel de La Touche, Africanos, João Pessoa, Casemiro Júnior, Getúlio Vargas, Franceses, Vitorino Freire.
As propostas foram recebidas pelo secretário nacional do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Maurício Muniz. A triagem de projetos está sendo realizada com todas as 27 unidades federativas. As obras serão viabilizadas com os recursos da ordem de R$ 50 bilhões anunciados pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano.
O secretário de Articulação Institucional (Semai), Márcio Jardim, lembrou que o diálogo entre Estado e Município foi fundamental para o êxito da apresentação das propostas em Brasília. O trabalho conjunto para viabilizar a parceria institucional entre as esferas do Executivo maranhense evitou a sobreposição de projetos e definiu as propostas com interseção das ações entre Prefeitura e Estado.
“A reunião desta quarta-feira teve um impacto positivo. Os recursos serão destinados com base em critérios de necessidade das obras e a Prefeitura, através do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, apresentou propostas consistentes e viáveis. São propostas realistas e que contribuirão para melhorar substancialmente as condições de mobilidade em São Luís”, destacou Márcio Jardim.
A comitiva do Executivo municipal que participou das discussões dos projetos na sede do Ministério do Planejamento foi composta pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pelos secretários Márcio Jardim (Semai), Fabíola Aguiar (Trânsito e Transportes), José Silveira (Obras e Serviços Públicos) e pelo assessor especial Carlos Rogério Araújo.
Vai ser feita quando essas obras? Pura propaganda política de promessas para ludibriar o povo analfabeto de SLZ.
José Pinheiro disse (………..)
Luis Cardoso responde – Aqui não tem espaços para lambe botas. Lamentável que você seja assim o único de uma família maravilhosa.
E a duplicação da MA 202 que hoje é uma verdadeira porcaria????
Só quero é ver. Eu pago pra ver isso sair do papel (será que ainda estarei vivo, até lá? kkkkk)
Nao fazem o mais fácil, que é sincronizar e eliminar alguns semáforos, fechar alguns retornos, colocar os agentes nas rotatórias p auxiliar o transito, e quer q a gente acredite nisso? Isso é p daqui ha dez anos, basta olhar a tao falada Via Expressa!
Só promessas para as próximas eleições. Cadê a avenida quarto centenário? A avenida expressa? A urbanização da península? E várias outras obras inacabadas pela cidade. Nem terminam as obras e já começa o falatório e novas promessas. Palhaçada.