Desde à tarde desta quinta-feira comunidades indígenas interditaram por tempo indeterminado a estrada de Ferro Carajás na altura do KM 289, no município de Alto Alegre o Pindaré, no Maranhão.

Os índios alegam que até agora não obtiveram nenhuma de suas reivindicações atendidas, desde que ocuparam, também, há dez dias a sede da FUNASA.

O trecho da ferrovia interditado está localizado dentro de território indígena – aldeia Maçaranduba, Terra Indígena Caru, dos Awá-Guajá e Tenetehara (Guajajara).

Por causa desta obstrução a Vale se responsabilizou em transportar os passageiros que embarcaram na estação de São Luís com destino a Parauapebas, no Pará, fretando um ônibus na estação Santa Inês, de onde seguiriam viagem.

A empresa então encaminhou-os para a rodoviária de onde seguiriam para seus destinos. Só que os passageiros ficaram horas e horas à espera do transporte, sem nenhum tipo de acomodação adequada até às 22:00 horas. Alguns ficaram deitados em cadeiras e até no chão. Por conta disso houve um protesto dos próprios passageiros.

O fato é que o direito de ir e vir das pessoas que utilizam o transporte ferroviário ficou comprometido por conta da interdição.

Atos públicos como estes, também em rodovias tem causado transtornos a passageiros e compromete o transporte de cargas, o que vai também influenciar negativamente na economia do estado.

A Vale afirmou que respeita o direito de manifestação dos Povos Indígenas e busca estabelecer um relacionamento positivo, construtivo e de confiança mútua com essas comunidades. Porém vai adotar medidas judiciais cabíveis para desocupação da ferrovia.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.