Em quase 80% dos concursos públicos realizados por prefeituras e secretarias estaduais no Maranhão, boa parte das perguntas é repetida. As questões não são inéditas.

Quem participou de concursos nos últimos meses, inclusive os controlados pela Fundação Getúlio Vargas ou as de empresas e ONGs menos expressivas, bate de cara com perguntas anteriormente formuladas em outros certames.

No Maranhão, atendendo aos pedidos do Ministério Público, a Justiça anulou alguns concursos. Em muitos casos por erros gravíssimos, como jogo de carta marcada ou pela aprovação de quem fez menos pontos. Assim, um combinadinho.

Agora mesmo dezenas da prefeituras realizam concursos às vésperas da eleição municipal ou no ano eleitoral. Prática que deveria ser anulada pela Justiça. Qual a razão de contratar por concurso púbico, que pode ser viciado, mil ou mais servidores, exatamente no ano da eleição municipal? Só no final de cada mandato o gestor descobre a necessidade de aumentar o número de funcionários?

Mas agora a farra das contratações maliciosas deve acabar. Um projeto do deputado Romero Rodrigues prevê a anulação de qualquer pergunta em concurso público que não seja inédita.

O parlamentar apresentou, no início de abril, o Projeto de Lei 3.609, querendo a desconsideração automatica de questão repetida em seleções públicas da Administração Pública Federal direta ou indireta.

Ele defende que questão idênticas ou assemelhadas a outras perguntas incluídas em concurso precdentes sejam anuladas. Com o uso de perguntas repetidas, o concurso fica desequilibrado para quem dele participa pela primeira vez. Simples: questão repetida não garante a isonomia de quem participa do concurso.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...
disparo foi feito por um policial militar à paisana que passava pelo local e atirou contra ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.