Por Dayse Karol

Jornalista do Blog do Luís Cardoso

A situação da saúde no país é bastante preocupante. Seja ela pública ou privada, o que se vê é um verdadeiro descaso e desrespeito à vida e às pessoas. Quem precisa de atendimento médico passará horas nas filas dos hospitais públicos ou vai aguardar semanas, em casos de hospitais particulares.

E não tem como fugir. É crescente o número de usuários de planos de saúde que relatam situações absurdas para conseguir atendimento. Um exemplo recente foi o que aconteceu com o filho do presidente da Embratur, Flávio Dino, que morreu vítima de uma crise asmática num hospital particular de Brasília.

As investigações apontam para uma demora no atendimento ao jovem. E olha que ele estava num dos melhores hospitais privados do país. Imaginem o que acontece com quem não tem dinheiro para pagar pelo atendimento?

A Resolução Normativa n° 259, da Agência Nacional de Saúde, ANS determina os prazos máximos de atendimento em casos de planos de saúde. Mas na prática nada é cumprido. Há casos de meses de espera por consultas e procedimentos. As operadoras justificam das mais variadas formas possíveis, e não resolvem o problema.

Amparadas na impunidade e na falta de fiscalização, elas cometem os maiores abusos contra seus usuários. Aqui no Maranhão, especialmente, esta situação é bem corriqueira, já que o estado não dispõe de uma agência fiscalizadora da ANS.

deputada Cleide Coutinho. Foto: Tribuna Maranhãodeputada Cleide Coutinho. Foto: Tribuna Maranhão

Quem precisa denunciar deve se reportar à agência mais próxima, que fica no estado do Ceará. Pensando nessa questão, a deputada estadual Cleide Coutinho ocupou na manhã desta quarta-feira (11) o plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão para ressaltar a importância da instalação de uma agência da ANS No estado. Aliás, foi proposta feita aos deputados pelo ex-superintendente do Procon, Felipe Camarão.

Enquanto isso não ocorre, os consumidores e usuários prejudicados pela deficiência no atendimento médico, seja ele público ou privado, pode acessar o endereço: www.ans.gov.br e fazer a sua reclamação. Na página também estão disponíveis todos os prazos de atendimentos que as operadores de plano de saúde devem obedecer.


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