Castelo e o superintendente regional da Caixa, Valdemilson Nascimento, assinaram o contrato.Castelo e o superintendente regional da Caixa, Valdemilson Nascimento, assinaram o contrato.
O prefeito de São Luís, João Castelo, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Valdemilson Almeida Nascimento, assinaram, na manhã desta sexta-feira (09), contrato para a construção da primeira Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), em parceria com o Governo Federal, que será instalada no bairro do Coroado.

Durante a solenidade, realizada no auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura, o prefeito declarou que esta obra terá um valor especial para a comunidade porque irá contemplar a prática de atividades esportivas e culturais em um mesmo espaço.

“É uma satisfação muito grande assinar este contrato porque esta obra vai melhorar, consideravelmente, a qualidade de vida de várias comunidades carentes de uma das áreas mais necessitadas da nossa cidade. Lá, já construímos o Canal do Coroado para resolver problemas crônicos de alagamentos e de imundície e, agora, vamos partir para a obra desta praça, que terá um grande significado social para toda aquela comunidade”, ressaltou Castelo.

Já o superintendente regional da Caixa no Maranhão frisou que está ficando cada vez mais rotineira a assinatura de contratos entre a Caixa e a Prefeitura de São Luís para diversos programas graças à competência da equipe do prefeito João Castelo em captar, com bons projetos, recursos oriundos do Governo Federal.

“O prefeito João Castelo, toda a sua equipe e a população da nossa cidade estão de parabéns pela assinatura de mais este contrato com a Caixa Econômica Federal para a execução de uma obra que vai beneficiar diretamente a comunidade”, afirmou Valdemilson Almeida Nascimento.

Projeto executivo
O secretário municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros, informou que o projeto executivo da obra – orçada em R$ 4.585.322,24 – foi elaborado por equipes da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempre) e do Instituto da Cidade (Incid), com a participação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que estabeleceu planos de captação dos recursos financeiros.

Logo no início da solenidade, Francisco Barros fez uma ampla explanação sobre o andamento das obras do Programa de Recuperação Ambiental e de Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. O presidente do Instituto da Cidade, José Marcelo do Espírito Santo, discorreu sobre o projeto urbanístico da Praça dos Esportes e da Cultura do Coroado, que prevê a implantação de um Centro Cultural com um auditório/cine-teatro para 120 lugares, salas de exposições, espaço para cursos e um Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Segundo Marcelo do Espírito Santo, também está prevista uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground e área para jogos de tabuleiro, além de canteiros ajardinados.

Em sua explanação, ele esclareceu que a Unidade de Gerenciamento Local (UGL), responsável pela gestão da praça, iniciou os trabalhos de mobilização social em torno deste projeto, realizando reuniões com a comunidade do bairro do Coroado e adjacências.

Urbanização
Nestes encontros, ocorridos em dezembro de 2011, foram realizadas exposições sobre o que é a Praça do PEC e a arquiteta, autora dos projetos de urbanização das duas praças, Lucy Lopes explicou em detalhes para a comunidade presente como será instalada a Praça PEC do Coroado, que tem como proposta a urbanização da área do Canal do Coroado, evitando a ocupação irregular e o uso indevido daquela área, depois da recuperação do canal, realizado pela Prefeitura.

Ao final da cerimônia, o presidente da Frente Comunitária do Bairro do Coroado, João Dutra, falando em nome da comunidade, manifestou agradecimento ao prefeito João Castelo. “A nossa comunidade, antes tão abandonada e esquecida por parte das autoridades, agora tem no prefeito João Castelo um grande aliado, que não vive de fazer propaganda, vive de trabalhar em favor do povo da nossa cidade”, ressaltou.

Além de diversos secretários municipais e líderes comunitários, a solenidade contou também com a presença dos vereadores José Joaquim, Ivaldo Rodrigues, Nato, Chico Viana, Josué Pinheiro, Vieira Lima, Batista Matos e Armando Costa.

Agora, feita a assinatura do contrato entre a Prefeitura e o Governo Federal, através da Caixa Econômica, será dado início ao processo de licitação para realização das obras, com previsão de início até o mês de junho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa de ex-assessor foi contratada por dispensa de licitação. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide ...
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, deputado relembrou as suspeitas já elencadas pela imprensa e ...
O deputado estadual Othelino Neto ingressou, nesta terça-feira (07), com uma representação, junto à Procuradoria Geral ...
O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) ingressou nesta terça-feira (7) com uma representação na Procuradoria-Geral da ...
Vereador Beka visita UI Boa Esperança/Raposa, local onde houve, segundo inquérito policial, prática de crime de ...
O artista Vulcano, é um jovem ludovicense de 19 anos que vem ganhando espaço na cena ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.