Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher a violência doméstica ainda é o grande responsável por denúncias na Delegacia Especial da Mulher de São Luís.

2012 mal começou mas a Delegacia Especial da Mulher (DEM) já registrou 1.142 casos de violência doméstica. Em 2011 foram registrados 5.366 casos. De acordo com a delegada da DEM, kazumi de Jesus Ericeira Tanaka, estes números se devem ao fato de que a vítima que sofre violência esteja denunciando mais o agressor, fazendo valer a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

“Mesmo aumentando o número de denúncias contra agressores, se houvesse o fortalecimento das políticas públicas voltadas para enfrentar a violência contra a mulher, com certeza teríamos um efetivo mais capacitado para combater de maneira humanizada todo o tipo de violência doméstica e sexual contra a mulher. Não adianta criar órgãos de defesa se as políticas públicas são fracas nesse sentido” afirmou a delegada Kazumi Tanaka.

Delegada Kazumi TanakaDelegada Kazumi Tanaka

Com a nova interpretação do STF de que agora qualquer pessoa poderá denunciar um agressor, não se pergunta mais à vítima se ela tem ou não interesse na punição do agressor, o inquérito policial será iniciado de qualquer maneira. Porém é muito importante que a mulher seja sempre ouvida, pois na maioria dos casos ela deseja apenas medidas protetivas de urgência contra seu agressor.

“Por ser o agressor geralmente um companheiro ou alguém que compartilhou momentos marcantes na vida dessa mulher, ela geralmente deseja apenas se separar para não sofrer mais violências, não deseja uma punição mais rigorosa” acrescentou Kazumi.

A mulher vítima de violência doméstica independe de alguns fatores como a condição social, por exemplo. Um dado curioso é que as mulheres das classes sociais mais elevadas não costumam denunciar tanto quanto as de classes mais baixas.

Isto acontece por quê na maioria dos casos essa mulher não quer a exposição de sua família, geralmente o companheiro agressor é alguém influente e ela acaba se submentendo a diversos tipos de violências durante anos, inclusive a violência sexual, pois muitas são forçadas a fazer sexo pelo marido ou namorado, mas não denunciam por acreditar ainda na cultura de que é uma “obrigação” e que o estupro só acontece se for com pessoa estranha.

Em São Luís, os bairros onde mais acontecem violências contra a mulher são Coroadinho, Liberdade, Madre Deus e Anjo da Guarda, estes estão intimamente ligados com a criminalidade em geral e acaba por favorecer a violência doméstica também.

Durante toda essa semana, a Delegacia Especial da Mulher realizará diversas ações no intuito de combater a violência contra a mulher, como a atuação da polícia repressiva, que já acontece sempre, palestras preventivas em escolas e conselhos de bairros, distribuição de materiais informativos, visitas a municípios onde não possui delegacia da mulher, entre outras.

A delegacia Especial da Mulher-DEM, fica localizada na avenida Beira Mar, 534, próximo ao antigo Casino Maranhense e esta sob o comando da delegada Kazumi de Jesus Ericeira Tanaka.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.