O Ministério Público do Maranhão ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar para obrigar o Município de Tuntum a regularizar, em caráter de urgência, o pagamento dos salários dos conselheiros tutelares, em atraso desde o mês de agosto. Em caso de descumprimento, o município poderá ter que pagar multa diária no valor de R$ 1 mil.

Conforme a ação, se a Prefeitura alegar a falta de recurso para o não pagamento, foi requerido o remanejamento de valores de áreas não prioritárias para a efetivação do direito.

O promotor de justiça Francisco de Assis da Silva Júnior, autor da ação, manifestou sua preocupação com o prejuízo que pode ser causado aos direitos de crianças e adolescentes diante de uma possível paralisação das atividades pelos conselheiros tutelares, além de sobrecarga de trabalho para Ministério Público e o Judiciário. “Grande parte dos casos que deságuam no Judiciário poderiam ser resolvidos (ou prevenidos) no próprio Município, caso o Conselho Tutelar tivesse condições de funcionar adequadamente e existissem programas de atendimento eficientes”, argumentou.

O membro do Ministério Público destacou a importância do papel do Conselho Tutelar, como serviço público obrigatório e permanente, inserido no princípio constitucional da prioridade absoluta, e essencial para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: MPMA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado ...
A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura ...
Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.