Trinta defensores públicos de outros estados devem chegar ao Maranhão para reforçar as atividades do mutirão carcerário.

A ação é uma das resoluções tomadas pelo “Comitê de Ações Integradas” que tenta cessar a crise no sistema carcerário maranhense. O mutirão tem como finalidade analisar os processos criminais de presos provisórios que estão no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A chegada dos defensores públicos de outros estados está prevista para acontecer a partir de 27 de janeiro. O mutirão será realizado nas instalações do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, inicialmente no Centro de Detenção Provisória (CDP), em seguida, na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ).

A primeira fase do mutirão será realizada até o dia 13 de abril, com a análise de aproximadamente mil processos.Neste período promotores de Justiça, juízes e defensores públicos locais também devem participar das análises dos processos.

Além do mutirão carcerário, o comitê anunciou outras medidas que serão implantadas em curto e médio prazos. São elas: remoção de presos, implantação de penas alternativas, dentre elas o de monitoramento eletrônico de presos; reforço no auxílio da Força Nacional, Plano de Ação Integrada de Inteligência e Segurança Nacional; construção de unidades prisionais; implantação de um núcleo para familiares de detentos; implantação de um núcleo de saúde prisional; capacitação de forças policiais; e integração de atividades entre o Ministério Público e Poder Judiciário.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.