Tenho acompanhado com atenção ao desenrolar da crise no Senado Federal. Sou contra o nepotimo em todas as esferas. Sarney empregou oito parentes. Existem senadores, inclusive do PT, sem falar nos do PSDB, que colocaram às custas da Casa mais de 12 familiares. Todos praticam atos reprováveis.

A governadora do Pará, Ana Carepa, do PT, colocou irmãos, tios, primos e até o próprio esposo no cabide público. Jackson Lago, em dois anos de governo, empregou irmãos, filhos, sobrinhos, cunhados e até a própria esposa, em total de 23, e não 14 como havia postado logo no início.
Nenhum deles ou quaisquer outros foram tão execrados ou massacrados pela prática de nepotimo. A imprensa nacional não disse nada. Sarney continua na pauta da grande imprensa.

Por tudo que tenho acompanhado e conversado com alguns amigos, cada dia fortalece minha desconfiança de que, além do PSDB, agora o DEM, e o PT, tem dedo oculto do presidente Lula. Podem até achar que estou viajando ou vendo chifres na cabeça de cavalo. A imprensa, é claro, aproveitou a carona. E vai prosseguir na campanha para reduzí-lo a pó.

Eis minhas desconfianças.

Além da derrota imposta ao PT, com a vitória sobre o senador Tião Viana, que deixou profundas sequelas no petismo, Sarney, que demonstrava vigor entre aliados e opositores, tornou-se o homem mais forte da República.

Antes da proposta de criação da CPI da Petrobrás, ninguém falava em nepotismo ou coisas assemelhadas no Senado Federal. A maioria dos 81 senadores sabia da existência da mansão do diretor geral do Senado, Agaciel Maia e da financeira de Adriando Sarney, que consignava empréstimos a funcionários da Câmara Alta para o HSBC. Ninguém comentava nada.
Quando a oposição fortaleceu a idéia da criação da CPI da Petrobrás, o governo sentiu o perfume de Sarney rondando a proposta. Semanas depois, o PT começou a reclamar da omissão do presidente do Senado diante do avanço da CPI.

Sarney, talvez por erro estratégico, caiu no canto de sereia da oposição e imaginando enrijecer mais ainda sua musculatura, diante da fraqueza do governo, fez corpo mole a a CPI passou.

Aí veio a vingança, acredito. Era preciso tirar de foco a CPI da Petrobrás, vingar-se do mais forte aliado, ou ao menos dar-lhe um susto. Quem sabe, diminuir seu peso e fazê-lo refém por longo período.

Pipocaram as denúncias, todas unicamente contra Sarney. Ninguiém da bancada do PT ou do então aliado DEM se manifestou em defesa de Sarney. A coisa engrossou.
Mais denúncias e as dores de cabeça se avolumaram para Sarney, que foi ficando acuado. Lula, até então, não tomava conhecimento.

O presidente do Senado foi jogado aos Leões. Era preciso que os ferozes bichanos lhes arrancassem as vestes e rasgassem a pele. A bancada petista, na minha opinião, exerceu com eficiência o seu papel. Cobrou a licença de Sarney da presidência do Senado.

O ex-presidente caminhava para o calvário. Sozinho. Eis que entra em cena o presidente Lula para lhe resgatar da cova dos leões, cada vez mais profunda. Lula agiu como o salvador da pátria de José Sarney. A bancada petista ainda fez cena e coro com as bancadas de oposição.

Agora, hoje, decidiu sair em defesa da permanência dele no cargo de presidente do Senado Federal. Sarney, quer queira ou não, saiu chamuscado, diminuto e, talvez, sem condições de exercer o papel de maior líder do Congresso Nacional.

De credor passou a ser devedor de Lula e do PT. Ficou, agora, como refém do partido e do presidente da República. Pagou uma fatura mais alta do que ele próprio imaginava. É o que penso, ainda que todos considerem minha leitura uma louca viagem.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.