Tramita na Câmara Federal uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 115/2007), de autoria do deputado Paulo Renato Souza (PSDB) que cria o Tribunal Superior da Probidade Administrativa, já apelidado no meio jurídico do TRIPA.

O Tribunal julgaria, especificamente, ações penais relativas a crimes contra a administração pública e ações cíveis relativas a atos de improbidade administrativa, que envolvam altas autoridades públicas.

Para o autores da proposta – outros parlamentares a subscreveram – a questão central a ser enfrentada com o o Tribunal da Probidade Administrativa é a impunidade. “A corrupção não diminuirá enquanto não houver o indiciamento dos réus, o devido processo legal, com efetivo julgamento e eventual punição. Quando acontece, os processos são tão longos que os seus efeitos pedagógicos se perdem no tempo. Fica – e prevalece – a impunidade.”, defendem os autores da PEC 115/2007.

O deputado de federal Flávio Dino (PCdoB) é o relator da proposta. Flávio já relatou favoravelmente pela admissibilidade da PEC, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Os setores contrários à PEC – inclusive no legislativo – advogam que a proposta viola à forma federativa de Estado, pelo fato de criar-se um novo órgão no Poder Judiciário da União; e que também seria ofensa ao princípio da separação de Poderes.

Ao votar pela admissibilidade da PEC na CCJ, Flávio Dino aventou a possibilidade de que o Tribunal da Probidade seja criado na estrutura dos tribunais já existentes.

“Por exemplo, pode se cogitar de que a especialização ocorra no âmbito dos Tribunais já existentes. Contudo, são inequívocas as imensas qualidades da proposição ora relatada, buscando – de modo consistente – instituir órgão que ponha fim à impunidade, a qual agride a Constituição, deslegitima o Estado, afeta os laços de confiança interpessoal no nosso país e ameaça a crença nos canais da democracia para que a Justiça se realize”, afirmou Dino.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rayane Soares, que já havia conquistado prata nos 100 metros para pessoas com deficiência visual, dá ...
Em sentença proferida no 7o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, ...
As movimentações financeiras do prefeito de Rosário, José Nilton Calvet Filho, e de seus parentes, com ...
Amílcar Rocha assume fracasso em Barreirinhas e desiste de tentar reeleição. Encurralado por desaprovação, prefeito abandonou ...
Desde o primeiro momento que o ex-prefeito Laci anunciou que teria disposição em disputar novamente o ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.