Tramita na Câmara Federal uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 115/2007), de autoria do deputado Paulo Renato Souza (PSDB) que cria o Tribunal Superior da Probidade Administrativa, já apelidado no meio jurídico do TRIPA.

O Tribunal julgaria, especificamente, ações penais relativas a crimes contra a administração pública e ações cíveis relativas a atos de improbidade administrativa, que envolvam altas autoridades públicas.

Para o autores da proposta – outros parlamentares a subscreveram – a questão central a ser enfrentada com o o Tribunal da Probidade Administrativa é a impunidade. “A corrupção não diminuirá enquanto não houver o indiciamento dos réus, o devido processo legal, com efetivo julgamento e eventual punição. Quando acontece, os processos são tão longos que os seus efeitos pedagógicos se perdem no tempo. Fica – e prevalece – a impunidade.”, defendem os autores da PEC 115/2007.

O deputado de federal Flávio Dino (PCdoB) é o relator da proposta. Flávio já relatou favoravelmente pela admissibilidade da PEC, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Os setores contrários à PEC – inclusive no legislativo – advogam que a proposta viola à forma federativa de Estado, pelo fato de criar-se um novo órgão no Poder Judiciário da União; e que também seria ofensa ao princípio da separação de Poderes.

Ao votar pela admissibilidade da PEC na CCJ, Flávio Dino aventou a possibilidade de que o Tribunal da Probidade seja criado na estrutura dos tribunais já existentes.

“Por exemplo, pode se cogitar de que a especialização ocorra no âmbito dos Tribunais já existentes. Contudo, são inequívocas as imensas qualidades da proposição ora relatada, buscando – de modo consistente – instituir órgão que ponha fim à impunidade, a qual agride a Constituição, deslegitima o Estado, afeta os laços de confiança interpessoal no nosso país e ameaça a crença nos canais da democracia para que a Justiça se realize”, afirmou Dino.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.