foto
Depois das exigências da governadora Roseana Sarney para melhorar a saúde oferecida aos maranhenses, o secretário de Saúde Ricardo Murad tomou a iniciativa de se unir com a secretária de Saúde de São Luís, Helana Duailibe, para que juntos as duas gestões procurem alternativas urgentes que tragam melhorias no atendimento dos enfermos maranhenses.

Hoje, num almoço no restaurante Cabana do Sol, onde houve um entendimento entre o governo estadual e municipal, com isso foi selado o pacto entre os dois secretários, que de imediato criaram uma comissão executiva integrada por um representante do governo do Estado, outro do governo de São Luís e representantes dos parceiros (hospitais), que num prazo de três dias visitarão as unidades hospitalares, para que possam analisar a vocação e a infraestrutura de cada unidade parceira.

A comissão quem tem a tarefa de encontrar o melhor sistema de resposta imediata visitará as seguintes unidades hospitalares: Santa Casa, Hospital Geral e o Hospital Universitário. A missão é encontrar o que melhor se adéqua ao tratamento das traumatologias, que é um dos grandes problemas das unidades oferecidas hoje; outro que sirva de Clinica Geral e um que possa ser adaptado para os casos de alta complexidade. A intenção é desafogar em mais de 50% a situação constrangedora dos Socorrões, que recebe pessoas vindas de todos os interiores do Estado.

Os secretários esperam que num prazo de 90 dias a situação já esteja regularizada e, assim, poder oferecer uma saúde digna. “Sabemos que a população não pode mais esperar”, disseram os secretários.

Outro problema que os dois secretários querem resolver de uma vez por todas são as marcações de consultas e exames laboratoriais. Ricardo Murad e Helena Duailibe vão encontrar meios que possam resgatar o mais rápido possível os serviços ambulatoriais. Para isso, os dois secretários vão oxigenar o Pan Diamante, para que possa atender as mais diversas especialidades e, com isso, diminuir a fila de espera para as cirurgias.

O secretário Ricardo Murad disse que espera fazer essa parceria com todos os municípios maranhenses e, assim, poderem juntos amenizar a situação constrangedora em que se encontra a saúde no Maranhão.

De mãos dadas, os médicos representantes das duas redes de saúde disseram: “Vamos tratar de política da saúde e não mais política na saúde”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...
A Polícia Federal está participando das ações emergenciais de apoio às comunidades afetadas em meio às ...
Na manhã desta sexta-feira(3), a Polícia Civil, por intermédio da 16ª Delegacia Regional de Bacabal, deu ...
Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares Nove pessoas ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.