Abimael Costa

Parabéns ao amigo, pesquisador, historiador, escritor, turismólogo e atual Presidente da Academia Ludovicense de Letras, Antonio Noberto, reconhecido e homenageado nacional e internacionalmente por seu incontestável talento e brilhante atuação intelectual.

Neste segundo final de semana de setembro de 2019, Noberto esteve na belíssima cidade turística de Búzios (RJ), onde foi agraciado com o prêmio Monteiro Lobato, na categoria Melhores Pesquisadores. O Prêmio é um reconhecimento internacional, concedido pela Associação Internacional – Literarte, que reúne escritores e artistas de vários países.

Além de inspetor da PRF – Polícia Rodoviária Federal, Antonio Noberto também é especialista em pesquisa sobre a fundação da França Equinocial em São Luis e história do Maranhão.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA) e da Luminescence Academie Française, sediada no Vale do Loire, o Rio dos belos castelos na França e reduto natal de grande parte dos fundadores de São Luís.

No próximo mês, estará em Berthegon, cidade natal de Daniel de la Touche, quando se reunirá com o prefeito daquela cidade e com autoridades daquela bela região francesa.

Autor da exposição França Equinocial, lançada em 2012, ano do quarto Centenário de São Luís, Noberto foi agraciado com o Prêmio Cazumbá de turismo e cultura 2012, na categoria “Melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís”. A Exposição foi relançada no último mês de agosto como o Museu da França Equinocial, retratando o início da cidade de São Luís e a parte mais ao norte do país.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.