Por O Estado

Criminosos estão usando um falso perfil do Golden Shopping Calhau no Instagram para aplicar golpes em internautas incautos em São Luís. Aproveitando-se da exposição excessiva comum a muitos adeptos da rede social e do consumismo desenfreado, o bando identifica as potenciais vítimas e passa a abordá-las com insistência, solicitando dados pessoais a pretexto de contemplá-las em uma suposta ação promocional.

Perfil falso do Golden Shopping Calhau no Instagram usado pelos criminosos para aplicar os golpes tem apenas 33 publicações e 205 seguidores, números que estão fora da realidade desse tipo de negócio

O crime virtual se dá da seguinte forma: utilizando a conta falsa do Golden Shopping Calhau no Instagram, o golpista torna-se seguidor da vítima escolhida e entra em contato, via caixa de diálogo (direct), oferecendo descontos em compras em lojas do empreendimento. Uma vez despertado o interesse na oferta, o fraudador solicita ao “contemplado” um número de telefone celular, com o DDD, e pergunta a região onde a pessoa mora. Uma vez fornecido o número, o golpista informa que enviará uma mensagem de SMS com um código formado por algarismos que seria o protocolo para validação dos descontos.

Conta oficial do empreendimento no Instagram tem 70,6 mil seguidores, o que reforça sua autenticidade

É nesse exato momento que a fraude é consumada. Caso a vítima siga a última instrução, terá seu número de WhatsApp clonado e amargará os transtornos comuns a esse tipo de golpe. Se o diálogo via direct não for suficiente para convencer a presa a validar o código, o golpista liga para o celular informado fingindo ser um operador de telemarketing, usando linguagem típica dessa atividade, demonstrando que tudo é muito bem arquitetado.

Ao que parece, trata-se de uma fraude nova, pelo menos no que se refere à conta do Instagram falsificada.

Mensagem do WhatsApp informando que a conta da vítima no aplicativo será registrada em um novo celular (o do golpista)

A propósito, o número de telefone utilizado pelos golpistas para ligar para as vítimas que não caem de imediato no golpe é o 11 96837-6988, de São Paulo, conforme mostra o DDD de origem da chamada, o que indica que a quadrilha tem atuação nacional.

Cabe agora às autoridades de segurança pública, sobretudo aos departamentos policiais que atuam no combate aos crimes tecnológicos, identificar e prender os envolvidos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.