Enquanto bairros ficam sem água, prefeitura de Santa Inês abastece piscina de vereador e causa revolta

    Moradores dos bairros mais afetados pela ausência do líquido precioso para beber, lavar e tomar banhos, estão revoltados com a Prefeitura de Santa Inês. Enquanto eles enfrentam o problema tendo que comprar água de carroceiros ou de caminhões pipas, um vereador tem a sua piscina abastecida por carro pipa da prefeitura. O vídeo abaixo mostra o carro pipa enchendo a piscina da casa do vereador Uchôa, no bairro Jardim Brasília.

    Confira no vídeo abaixo

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caema engana a população enquanto o governador e prefeito fingem que a falta de água não existe

    Chegou hoje (17), no quarto dia sem que nenhum pingo de água caia nas torneiras da ampla maioria dos bairros de São Luís. O Governo do Estado finge que não sabe do problema e o prefeito da capital se recolhe ao silêncio comprometedor. Claro, nenhum dos dois executivos públicos sentem na pele e na garganta a ausência do líquido precioso.

    Foto: Douglas Pinto

    A problemática do abastecimento de água e dos serviços de esgotamento sanitário é do Estado, mas não podemos deixar de esquecer que moramos numa cidade que teve um prefeito eleito para conduzir nossos destinos sempre na busca de oferecer dias melhores. Elegemos vereadores e deputados para nos representar, mas todos permanecem calados.

    Quando tivemos a oportunidade de responder ao governador em outubro de 2018 que água é saúde e que é algo essencial para nossas vidas, ficamos aplaudindo Flávio Dino quando ele passava nas ruas pedindo o seu, o meu, os nossos votos. O eixo Itaqui/Bacanga, um dos mais populosos com seus inúmeros bairros e vilas nunca fez um protesto por causa da falta de água. Temos, sim, uma parcela grande de culpa pelo estado de abandono e desprezo que vivemos.

    Não percebo, aliás, nunca olhei, um prefeito de São Luís bater às portas do governador para exigir a solução do problema. Nunca soube de uma visita sequer de Edivaldo Holanda Júnior a sede da Caema para exigir respeito com a população. Não tenho conhecimento de audiência públicas dos dirigentes da Caema na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal de São Luís.

    Todos os meses pagamos as contas com ou sem água. No caso da ausência, diz o Código do Consumidor que o órgão responsável pelo abastecimento terá que alugar carros pipa para que o líquido precioso não nos falte. Nunca olhei o Procon se pronunciar a respeito.

    Então, diante do silêncio das autoridades, resta-nos a sede, o fedor, a sujeira e a garganta seca sem força para explodir um fio de voz para gritar BASTA!

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Moradores do bairro Diamante, que fica próximo da Caema, estão mais de mês sem água

    O bairro do Diamante fica na área do centro da cidade e bem próximo da sede da Caema. Ainda assim, é o que mais sofre com o problema da ausência de água, embora as contas cheguem todos os meses em cada casa.

    Neste período de mais de uma mês sem a presença do líquido precioso nas torneiras, quem quer tomar banho, lavar, cozinhar ou tomar água, é obrigado a comprar nos carros pipas ou nas garrafas minerais.

    Revoltados, nesta semana eles interditaram a entrada principal do bairro e foram contidos. Mesmo depois da manifestação, a diretoria da Caema e o governador Flávio Dino fingem que o Diamante não existe. E olha que o comunista foi o mais votado em 2018 naquela comunidade.

    Confira abaixo nos vídeos a manifestação:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    A partir de amanhã até sábado a água vai sumir das torneiras em São luís

    Mais uma vez com a desculpa de reparos no sistema Italuis, a Caema leva a população da capital ao sacrifício. O abastecimento de água vai parar. O líquido precioso vai sumir das torneiras. O pior é que serão três dias, até sábado. Sem contar que existem bairros em que a água não aparece tem meses. Quem quiser que compre água e, no final do mês, pague as mesmas contas para a Caema.

    Confira abaixo os bairros que ficarão sem o líquido precioso e a nota da Caema:

    ZONA 01 (parcialmente, pois é abastecida pelo Sistema Sacavém/Batatã, que recebe reforço do Italuís)

    Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Goiabal, Codozinho, Vila Bessa, Belira, Lira, Parte da Areinha, Macaúba, Apicum, Camboa, Vila Bangu, Diamante, Vila Passos, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Sítio do Meio, Alto da Boa Vista, Retiro Natal, Liberdade, Tomé de Sousa, Fé em Deus, Floresta e Monte Castelo (trecho).

    ZONA 04

    Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Parque Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Parque Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.

    ZONA 05

    São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, av. Litorânea, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luisão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos, Terra Livre.

    ZONA 06

    Vila Bacanga; Ufma, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho; Jambeiro, Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Embratel; Vila São Benedito; Vila Resende; Vila Primavera; Anjo da Guarda; Fumacê; Vila Mauro Fecury I e II; Vila São Luís; Vila Nova; Bonfim; Vila Ariri; Vila Sete de Setembro, São Raimundo; Vila Alto da Esperança; Gancharia; Vila Itaqui; Porto do Itaqui.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.