São Luís foi a cidade escolhida para receber a primeira etapa da exposição itinerante “O Alumínio & todas as coisas”, que ocorrerá de 5 a 24 de setembro, promovida pelo Centro Cultural do Alumínio (CCAL) por meio do CCAL Viaja. A iniciativa é uma realização da Quattro Projetos e do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Pronac 192535, chancela da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL e conta com o patrocínio das empresas Albras, Alcoa, CBA, Hydro e Novelis. Em São Luís, a Alcoa é representada pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar.


Um cenário lúdico compõe a estrutura da unidade móvel que irá encantar o público, com visitação gratuita, circulando em três diferentes pontos da cidade: na praça Deodoro, na praça da Litorânea e no posto Premier, na BR-135. Junto à exposição, haverá uma intensa programação cultural, que inclui apresentações teatrais, com o grupo Encanto Coletivo Cultural; grafitagem ao vivo com o artista Edi Bruzaca; apresentação “O som do Alumínio”, com o músico Ronaldo Bigorna, além de oficinas e visitas escolares.

O trailer cultural onde acontece a exposição possui uma tecnologia com vídeos de realidade virtual, permite visitar o local onde ocorre a mineração da bauxita, conhecer o interior de uma indústria ou mesmo aprender mais como acontece o processo de reciclagem. Tudo isso para fazer circular a arte e o conhecimento, incentivar a criatividade e fortalecer os vínculos e a diversidade cultural. A abertura oficial acontece no dia 6 de setembro, às 10h, na Praça Deodoro, com a presença de representantes da Alumar, autoridades e convidados.

O Centro Cultural do Alumínio (CCAL) tem como objetivo promover a arte, a história e a cultura do alumínio, por meio de atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento. Com sede em São Paulo, um de seus principais propósitos é expandir suas atividades para além dos limites de seu espaço físico, ampliando o alcance e as possibilidades das trocas e diálogo com o público. O CCAL Viaja integra o programa de itinerância que busca apresentar diferentes atividades culturais, possibilitando novas experiências e o intercâmbio de ideias com públicos e locais diversos. Após São Luís, a exposição também passará esse ano por Barcarena, Paragominas e Belém, no Pará.

O ALUMÍNIO E TODAS AS COISAS

O Brasil possui um papel importante na produção e na pesquisa sobre o alumínio. Segundo os dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o país é um dos principais produtores de alumínio primário, de bauxita e de alumina. Do mesmo modo, é referência na atividade de reciclagem, tendo em 2022 reciclado 100% das latinhas comercializadas

Tendo em vista a versatilidade, a abrangência de aplicações do alumínio e o modo como ele está presente e inserido em nosso cotidiano, desde embalagens, utensílios domésticos e indústrias, o CCAL apresenta o projeto “O Alumínio e todas as coisas”. O projeto busca estimular por meio de atividades variadas o conhecimento sobre esse metal tão versátil, expondo diversas facetas sobre ele, assim como as maneiras como nos relacionamos com ele em nosso dia a dia.

O CCAL

O Centro Cultural do Alumínio (CCAL) é um espaço público, multidisciplinar que busca fomentar o conhecimento sobre o alumínio, estimulando o diálogo entre sociedade, indústria, arte e cultura.

Fundado em 2017, com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o CCAL desenvolve diferentes atividades artísticas e culturais estimulando a pesquisa sobre o alumínio, metal que está presente em nosso cotidiano há um pouco mais de 100 anos.

Tendo a diversidade e a acessibilidade como eixo primordial, o CCAL atua para a difusão e democratização do conhecimento, estimulando a pesquisa, realizando exposições e organizando diversas atividades que buscam construir e fortalecer os vínculos e a convivência entre o público e o amplo universo que envolve alumínio.

SERVIÇO

Programação
O Quê: Exposição Cultural “O Alumínio & Todas as Coisas”

ONDE:

Praça Deodoro – Centro
Exposição: 6/09 | 12 a 15/9 | das 12h às 21h
Oficina Som do Alumínio: 13/09

Litorânea/Espigão – Av Litorânea
Exposição: 7 a 10/9 | 16 e 17/9 | 23 e 24/9 | das 12h às 21h
Apresentações teatrais: Dias 9, 16 e 23 às 17h
Grafitagem ao vivo: 10/09

Posto Premier – Rodovia BR 135 – KM 14
Exposição: 19 a 22/9 |das 9h às 18h
Oficina Som do Alumínio: 20/09

CCAL Viaja – O Alumínio & Todas as Coisas
Visitação gratuita
Mais informações: www.ccaluminio.com.br/ccal-viaja/
Email: [email protected]


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A exuberante e carismática Paulinha Lobão foi oficializada como embaixadora da 15ª edição do São João ...
Em entrevista ao Influencer digital Bob Guerreiro, o prefeito de Tuntum garantiu que a sua obra ...
O pré candidato a prefeito de Barra do Corda-MA, Marcos Unillar, solidário aos condutores de baixa ...
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 3º Promotoria de Justiça Regional de Defesa das ...
O ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto-MA, Maurício Fernandes (PT), enfrenta um cenário desafiador, após ...
NOTA DE REPÚDIO O SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE SÃO LUÍS/MA e a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.