Folha de São Paulo

Não há no manual de comportamento das atletas da seleção feminina de basquete um item que proíba expressamente a presença de namorados ou maridos das jogadoras durante a concentração.

Foi o que informou ontem a ex-jogadora Hortência, atual diretora de basquete feminino da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), no desembarque da equipe nacional em Londres.

A ala-armadora Iziane, 30, foi cortada da seleção após ser flagrada com o namorado no quarto do hotel em que o time se concentrava na cidade francesa de Lille, na quinta-feira da semana passada

Iziane (dir.), cortada após ser flagrada com namorado no quarto do hotel, durante amistoso da seleção brasileira

“Não precisa nem estar escrito. Tudo tem sua hora. Haveria um dia de folga para isso [se encontrar com o namorado]”, declarou Hortência.

Iziane confessou que recebeu a visita do namorado com alguma frequência e pediu desculpas pelo erro. Mas isso não bastou para que ela fosse reintegrada ao grupo.

“A filha e o marido da [armadora] Adrianinha vieram à concentração durante a folga. O filho da [ala] Silvia também. Todo mundo sabe o que pode e não pode. É regra do atleta, de convivência em equipe, não tem muito segredo”, afirmou Hortência.

A dispensa da atleta a pouco mais de uma semana da abertura dos Jogos acabou se tornando um assunto proibido na delegação nacional.

“Eu tenho que falar da parte técnica”, esquivou-se o técnico Luiz Cláudio Tarallo. Ele só terá 11 jogadoras à disposição na Olimpíada, já que não poderá convocar outra atleta para a vaga de Iziane.

“Nunca tinha visto nada assim”, resumiu, visivelmente constrangida, Adrianinha, que disputará pela quarta vez os Jogos. “Mas já passou, não há tempo para pensar nisso. A gente se preparou dois meses e meio para estar aqui. Agora, só se pensa nos Jogos”, afirmou a armadora.

A pivô Érika, melhor amiga de Iziane na seleção, ainda se aprofundou nos comentários. “Claro que ela vai fazer falta, é uma baita jogadora, uma excelente pessoa, mas, infelizmente, não sou eu quem mando”, afirmou.

Hortência confirmou que atletas e treinador não têm autorização para falar sobre a jogadora. “O foco delas [jogadoras] é Olimpíada. Quero blindar a equipe. A função da jogadora é jogar. [A] do técnico é dirigir”, justificou.

Amanhã, a equipe de Tarallo fará o último amistoso antes da estreia, contra a Croácia, em local indefinido.

O Brasil está no Grupo B da Olimpíada, ao lado de Rússia, Austrália, Canadá, Grã- -Bretanha e França, contra quem a seleção estreia no sábado, às 16h (de Brasília).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.