Em entrevista concedida hoje ao Programa Pinheiro Agora, o prefeito Luciano Genésio, falou da atual situação financeira do município. Assim, como os demais municípios do Maranhão Pinheiro têm passado pela crise devido a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios e emendas que ainda não foram pagas.


Redução do investimento em obras e manutenções, redução de quadro de funcionários e suspensão de programas são algumas das alternativas para enfrentar a crise.

Perdemos mais de 23% do valor total que recebíamos e o impacto nas contas públicas foi sentido com peso, e agora estamos buscando as melhores formas de contornar. A situação é tensa, precisamos agir com cautela e responsabilidade, a missão agora é segurar o nosso quadro de funcionários o quanto pudermos, mas precisamos ser claros, não está fácil”, afirmou Luciano.

Ainda esta semana o prefeito falou que serão pagos os salários dos enfermeiros com reajuste, e o retroativo será pago até o início da semana seguinte.

A gestão realizou a redução de programas importantes como o pré-vicinais que atuaria em 4 polos de forma simultânea, no entanto, agora deve atuar em apenas 2, para diminuir custos. O programa pró-asfalto está suspenso e o pró-dignidade está desacelerando, o objetivo é não parar, se manter até que tudo melhore.

Enquanto isso, Pinheiro conta com as parcerias para ajudar a manter a cidade crescendo e se desenvolvendo.

“Estamos de freio de mão puxado, mas continuamos buscando benefícios para o nosso município. Quero aqui agradecer ao Ministro Flávio Dino que viabilizou 2 milhões de reais para implantação de asfalto em nossa cidade, e ainda junto com o governador Brandão, com Felipe Camarão com a Senadora Ana Paula Lobato conseguiram viabilizar a Casa da Mulher Brasileira para Pinheiro, as obras iniciam no mês que vem e a entrega está prevista para Janeiro”, continuou o gestor.

A cidade ainda enfrenta a readequação do sistema de coleta de lixo, o período probatório da empresa que havia assumido os serviços se findou e o resultado não foi satisfatório, sendo assim, o município volta a assumir a função.

Luciano encerrou a entrevista convidando a todos para a comemoração do aniversário da cidade programado para os 04 de setembro. Quanto ao show gospel foi acordado com os pastores da cidade que este ano as atenções se concentraram na Marcha para Jesus.

Tivemos que reduzir custos ao máximo, mas não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da nossa cidade, é tradição. Vamos ter uma boa atração nacional para atender aos pedidos da juventude que quer muito um momento de lazer. Estão todos convidados a comemorar conosco no dia 04″, finalizou Luciano.

Bloqueio de 60 milhões da educação

O bloqueio do recurso do Fundeb é referente ao processo movido pelo sindicato dos professores contra o município esperando receber o juros e mora do montante que era devido aos professores.

Essa é uma questão de Justiça, tínhamos um acordo com o sindicato. Mas a diretoria decidiu entrar com o processo, o que podemos fazer é aguardar a decisão. Em primeiro instância a decisão foi favorável à gestão e agora vai seguir para outras instâncias, e não podemos fazer nada a não ser esperar”, pontuou o prefeito.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.