Iracema Vale se reúne com representantes do ciclismo, triathlon e corredores de rua de São Luís

    No encontro, com presença de Carlos Lula e Rafael, foi entregue petição assinada por mais de 600 atletas, solicitando ações como o isolamento de uma das vias da Litorânea

    A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), se reuniu, na manhã desta segunda-feira (2), com representantes do ciclismo, triathlon e corredores de rua de São Luís, que apresentaram uma petição por mais segurança no trânsito. No encontro, também estiveram presentes os deputados Carlos Lula (PSB) e Rafael (PSB).

    Presidente Iracema Vale recebe documento dos representantes dos atletas, ao lado dos deputados Carlos Lula e Rafael

    “Os atletas precisam de pessoas que os apoiem e compreendam que a prática esportiva exige uma segurança adequada. Normalmente, as atividades são realizadas em horários que não trazem nenhum transtorno para o trânsito ou para a população. Por isso, apoiamos a iniciativa e vamos atender suas reivindicações”, afirmou Iracema Vale.

    Medidas de segurança

    No documento, assinado por mais de 600 atletas, é solicitado o isolamento de uma das vias da Avenida Litorânea, todos os dias, no horário das 4h às 6h30. A petição também inclui a realização de blitz com bafômetro, monitoramento de câmeras em toda extensão e a realização de campanhas educativas para promover mais empatia da sociedade com os atletas de rua.

    Segundo o deputado Carlos Lula, além da prática esportiva, o uso de bicicletas deve ser visto como modal para a mobilidade urbana. “É preciso entender que as avenidas não são lugares apenas de carros e, por isso, temos que nos atentar para a segurança de todos que ali percorrem é que estão exercendo sua liberdade”, ressaltou o parlamentar.

    O deputado Rafael garantiu que o Parlamento Estadual estará engajado na causa. “Nossa presidente prontamente recebeu os atletas e vamos avaliar o tema com muita atenção. São reivindicações importantes e vamos dar seguimento para alcançar as melhorias propostas”.

    Iracema Vale, Carlos Lula e Rafael reunidos com representantes do ciclismo, triathlon e corredores de rua

    Importância do apoio

    Para o presidente da Federação Maranhense de Triathlon, Betinho Menezes, o apoio da Assembleia Legislativa é fundamental para contribuir com a segurança no trânsito. “Estamos tentando evitar a ocorrência de mais acidentes fatais durante os nossos treinos e agradecemos o apoio das autoridades do Poder Legislativo para alcançar esse objetivo”.

    O corredor de rua Alexandre Dominici, que também estava presente na reunião, salientou a importância de discutir o tema. “O acidente que vitimou o médico Édson Soares certamente nos abriu os olhos e nos atentou para a necessidade de discutirmos sobre todas essas medidas de segurança com nossas autoridades. Estamos abalados, mas comprometidos”, assinalou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em Timon, jovens são inseridos no mercado de trabalho como aprendizes

    Com o intuito de capacitá-los, a Águas de Timon realiza o III Encontro de Aprendizes

    Foto Divulgação

    Ser inserido no mercado de trabalho é um dos principais desafios dos jovens. Visando desenvolver potencialidades e proporcionar oportunidades de crescimento, a Águas de Timon conta com jovens aprendizes no quadro de colaboradores da empresa. Para capacitá-los, a concessionária realizará, nesta sexta-feira (30), o III Encontro de Aprendizes, que conta com palestras e rodas de conversa sobre atuação profissional.

    O evento faz parte do programa #TamoJuntoNoConhecimento, que prevê a realização de projetos de valorização profissional e aprendizado. “Nós reconhecemos o poder da educação, por isso, faz parte da nossa rotina realizar eventos de capacitação. Essa já é a terceira edição do Encontro de Aprendizes e é muito importante termos esses momentos com nossos jovens porque é ainda uma oportunidade de auxiliá-los na escolha profissional”, declara o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

    A contratação dos jovens se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que define que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

    Trabalhar na Águas de Timon contribui bastante para o meu currículo porque eu não fico presa somente a um setor. Aqui eu consigo aprender diariamente sobre todas as áreas da empresa. É uma verdadeira oportunidade de desenvolvimento que está enriquecendo muito meu conhecimento e qualificação profissional”, avalia a jovem aprendiz da Águas de Timon, Amanda Fonseca, de 18 anos.

    Yasmin Brito, de 17 anos, também compartilha dessa experiência. Ela conta que o trabalho na Águas de Timon tem ajudado a decidir sua escolha profissional. “Essa oportunidade está sendo incrível porque estou conseguindo agregar diversos conhecimentos sobre o ambiente profissional. Isso tem me ajudado a ter uma visão mais ampla de trabalho, além de me auxiliar a definir a escolha profissional pois, além de aperfeiçoar as minhas responsabilidades, também me ajuda a superar desafios e ter certezas das minhas escolhas”, finaliza a jovem.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.