A poucos dias da eleição, o Professor Odair José é apresentado como o candidato da Educação a deputado estadual. Suas plenárias, sobretudo as de educação, dão mostras do quanto o seu nome está associado às lutas e conquistas dessa categoria. Fizemos uma relação dos principais compromissos firmados com os educadores:

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Destinar recursos, oriundos de Emendas Parlamentares, para investimento na implantação de creches, de forma articulada com as Secretarias Municipais de Educação; Trabalhar pela construção de escolas de ensino médio em todo o Estado; Apoiar a Rede Estadual e as Redes Municipais de Educação Escolar no processo de implantação e implementação da Educação Integral do Campo, para atender jovens das comunidades quilombolas, dos povos indígenas, das populações do campo, das florestas e das águas; Trabalhar pela Valorização dos educadores, defendendo a instituição e o cumprimento dos Estatutos e dos Planos de Carreiras, tanto do magistério quanto dos demais servidores da educação;

Apoiar a luta dos professores/as surdos/as, para assegurar a exigência de capacitação profissional dos concorrentes a cargos de professores de língua de sinais, nos concursos públicos estaduais e municípios, a habilitação técnica de, no mínimo 360 horas, além de prova prática para fluência na língua de sinais; Instituir a Caravana da Educação com o objetivo de apoiar o processo de implementação do Plano Estadual e dos Planos Municipais de Educação, a partir da ampliação dos debates com gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação sobre os avanços e desafios da política educacional;

Destinar recursos de emenda parlamentar para assegurar a implantação da Escola de Formação do Educador Maranhense, voltada para o desenvolvimento profissional docente e dos demais profissionais da educação, em parceria com o governo do Estado e governos municipais, a fim de potencializar os processos de formação continuada, presencial e a distância, com foco nas inovações educacionais do século XXI; Apoio aos gestores de escolas, inclusive com os profissionais necessários para dar assistência nos processos de aquisições e na prestação de contas dos recursos investidos na escola;

Trabalhar pela construção de mais IEMA’s(Escolas de tempo integral proficionalizante); Trabalhar para que sejam reformadas todas as escolas da rede estadual e para que o Estado ajude os municípios com a reforma e construção de mais escolas para suas redes; Trabalhar para que sejam continuadas ações do Programa “Escola Digna”; Trabalhar pela ampliação do número de escolas de ensino em tempo integral; Trabalhar para garantir transporte e merenda escolar de qualidade a todos os estudantes; Apoiar a política de fortalecimento dos Grêmios Estudantis.

Trabalhar pela ampliação da  política de assistência estudantil para assegurar a permanência e conclusão de curso superior aos estudantes provenientes de famílias de baixa renda, reduzindo os efeitos das desigualdades socioeconômicas; Trabalhar pela expansão da UEMA e valorização de seus profissionais; Trabalhar para que sejam destinadas a UEMA os recursos financeiros a que a Universidade tem direito; Apoio a UFMA objetivando garantir as condições adequadas de ensino e aprendizagem aos estudantes e servidores desta Universidade; Atuar na mediação entre estudantes e donos de instituições de ensino para que sejam garantidos preços justos e ensino de qualidade àqueles que optarem pelo ensino particular.


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