Os parlamentares que compõem a Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Luís reforçam a agenda de visitas às unidades escolares da rede de ensino do município, cumprindo vasta agenda.

Comissão de Educação da Câmara de São Luís na UEB Professor Rubem Almeida

Na tarde desta última quarta-feira (20), a comissão esteve na Unidade de Educação Básica (UEB) Professor Rubem Almeida, localizada no bairro do Coroadinho. A visita teve como objetivo verificar as condições estruturais da escola. Presentes ao momento, o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), que preside a comissão, e os colegas de parlamento, Marcial Lima (Podemos) e Nato Júnior (PDT).

O co-vereador Jhonatan Soares, destacou que a comissão tem contribuído para ampliar os debates pela educação pública de mais qualidade. “São debates que precisam ser trazidos para a pauta, a fim de encontrarmos a solução. Quando a comunidade busca a Câmara, ela espera respostas. A situação desta escola inviabiliza o ensino e aprendizagem. Não tem como uma criança, um jovem, aprender nestas condições. E o trabalho desta comissão é fazer com que a educação seja melhor e que as demandas sejam solucionadas. Sem educação, não se chega a lugar nenhum”, frisou.

A UEB Professor Rubem Almeida possui 1,3 mil alunos, ofertando ensino fundamental nos três turnos. Há 10 anos, a comunidade escolar reivindica melhorias na instituição. A unidade passou por uma reforma, que foi concluída em julho do ano passado, porém, não houve implantação de vários benefícios e serviços, a exemplo da climatização. Após um ano da intervenção, o prédio apresentou problemas estruturais, segundo observaram os vereadores, durante a visita.

Foi constatado que várias salas estavam com ventiladores sem funcionar. O teto da área de vivência está com risco de queda e para que alunos e servidores não corram risco, foram colocadas escoras de contenção. Outro fator apontado pelos vereadores é quanto ao ambiente insalubre, causado pelo calor excessivo e que prejudica a atuação dos professores e o aprendizado dos alunos. Por conta dos problemas, gestores da unidade decidiram suspender as aulas, no aguardo de solução.

Problemas estruturais na UEB Professor Rubem Almeida

O vereador Marcial Lima pontuou a importância da relação estreita entre comunidade escolar e parlamento municipal. Sendo membro da comissão, ele pontua que o papel do parlamentar é atender às demandas do povo e a educação é uma prioridade. “Participamos de uma audiência com os professores e membros do sindicato desta categoria, onde foi possível debater os problemas da unidade escolar, que são vários. E por isso, os professores decidiram suspender as atividades e aguardam uma solução definitiva da gestão municipal. Teremos novo encontro com esta comunidade escolar e vamos acompanhar esta luta, em busca da solução”, ressaltou.

A Comissão de Educação da Câmara atua no monitoramento da rede municipal de educação e promove reuniões e encontros para discutir estratégias para qualificar o ensino público do município. Os temas tratam de melhorias na educação pública municipal, medidas que garantam mais condições de ensino e melhor estrutura das escolas. Os parlamentares também participam das discussões de projetos no setor. Os debates contam com presença de representantes de instituições educacionais e da sociedade civil organizada.

Vereadores na UEB Professor Rubem Almeida

Agenda

Novo encontro dos vereadores está prevista na unidade, atendendo a convite dos gestores e professores. O encontro será na próxima segunda-feira (25), às 15h, para debater problemas estruturais.

Foram convidados ainda, representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de educação (Semed).

Foto Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.