Depois de 47 anos de existência, a UFMA vai criar, oficialmente, a tão esperada Casa do Estudante.

Este foi o resultado da pressão dada pelos estudantes e professores, que realizaram inúmeras manifestações bloqueando a entrada de acesso à UFMA, em prol da construção.

A Reitoria da Universidade Federal do Maranhão anunciou a bem-feitoria durante uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (3).  O prazo para a apresentação do projeto será feito nos próximos 60 dias. Em seguida, o edital deve ser publicado, no prazo de 90 dias, para que as obras tenham início.

Para a construção da Casa do Estudante, o reitor Natalino Salgado baixou uma resolução ad referendum, criando uma residência universitária como uma unidade suplementar e órgão auxiliar da administração superior que vai para o Conselho Universitário. A resolução aprova e cria a construção de um imóvel destinado para a residência dentro da cidade universitária, como é da vontade dos alunos.

Para os estudantes, o prédio que deveria estar abrigando universitários foi construído, na gestão anterior de forma ilegal, sem passar pelo Conselho Universitário e sem ter orçamento para isso.

O reitor Natalino Salgado Filho voltou a informar que o prédio deverá abrigar o Centro Multidisciplinar de Assistência Estudantil, cujo objetivo é dar atenção integral aos estudantes tais como assistência médica, odontológica, psicológica, pedagógica e cultural.

Após uma conversa com os estudantes, o reitor se comprometeu em alugar, temporariamente, um imóvel para os estudantes que necessitarem, até que a UFMA consiga adquirir, permanentemente, outra residência no Centro Histórico da Cidade.

A Reitoria relatou que prédio não tem condição nenhuma para ser transformado em Residência Estudantil, já que o prédio está reformado para atender o Centro de Assistência Estudantil.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento deve movimentar a economia local com estrutura de ponta, segurança e grandes atrações, como Ivete ...
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Carolina, acionou o Judiciário, ...
A Promotoria de Justiça de São Mateus, com atribuição eleitoral, instaurou um Procedimento Preparatório Eleitoral para ...
O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil por supostas contratações irregulares no município de Magalhães de ...
No interior do veiculo, havia duas crianças menores de cinco anos, que não utilizavam qualquer dispositivo ...
Operação NONSENSE investiga grupo criminoso por inflar matrículas no EducaCenso para desviar quase R$ 200 milhões ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.