Dois índios da etnia guajajara foram mortos na madrugada do último sábado, nos municípios de Arame e Amarante, no interior do Estado. Segundo informações da Polícia Civil, o caso pode ter relação com a ação de madeireiros na Terra Indígena Arariboia e o conflito que isso tem gerado junto aos povos nativos.

Uma das vítimas foi identificada como Janildo Oliveira Guajajara foi morto a tiros, que atingiram a região das costas, em Amarante, quando voltada de uma festa junto do seu sobrinho, que também foi atingido, mas já recebeu alta. A outra, em Arame, era Jael Carlos Miranda Guajajara, de 34 anos, morto por atropelamento e encontrado por populares junto de sua moto.

Por se tratar de mortes envolvendo de índios guajajaras e ter ocorrido numa região de proteção permanente, de responsabilidade da União, o caso deve ser transferido para a Polícia Federal. A Polícia Civil do Maranhão ainda informou que as investigações estão no início e que ainda precisam ouvir mais testemunhas. O caso está sendo tratado, por enquanto, como homicídio doloso, quando há a intenção de matar.

Ainda não há informações suficientes que permitam estabelecer uma ligação entre os dois fatos com o conflito nas terras indígenas. O caso segue sendo investigado.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...
A Polícia Federal está participando das ações emergenciais de apoio às comunidades afetadas em meio às ...
Na manhã desta sexta-feira(3), a Polícia Civil, por intermédio da 16ª Delegacia Regional de Bacabal, deu ...
Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares Nove pessoas ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.