Blog Brasil Popular 

O indígena Kwaxipuru Kaapor, de 32 anos, foi encontrado morto e com marcas de tiro à beira de uma estrada perto do limite entre a Terra Indígena Alto Turiaçu e a cidade de Centro do Guilherme, no noroeste do Maranhão.

O assassinato ocorreu na última segunda-feira (3), mas apenas nesta quinta (06) os índios conseguiram denunciar o crime, por causa das dificuldades de acesso e comunicação.

Lideranças da etnia Ka’apor acreditam que o assassinato foi uma vingança de traficantes de drogas porque anteriormente uma plantação de maconha havia sido destruída pelos indígenas, durante uma ronda que realizaram em suas terras.

A Terra Indígena Alto Turiaçu, onde vivem as etnias Ka’apor e Awá-guajá, possui histórico de invasões de traficantes, madeireiros, caçadores e grileiros. O cacique Irakadju Ka’apór gravou um vídeo em que relata a falta de apoio das autoridades contra a invasão do território indígena.

“Antes de ontem, aconteceu um assassinato de um parente Ka’apor no município de Centro do Guilherme. Sempre a gente faz denúncia, manda para as autoridades, que têm muita dificuldade de atender nossas demandas. Então, nós estamos no período de pandemia, ainda isolados, e onde os madeireiros, garimpeiros e traficantes estão aproveitando … destruição do nosso território. Então eu gostaria de comunicar aos órgãos competentes.

O mais rápido possível fazer uma operação dentro do nosso território. Estamos enviando para as organizações uma carta para apoiar a nossa causa”, disse o cacique.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.