A Polícia Federal (PF) no Maranhão, juntamente com o Instituto Nacional do Meio Ambiente (IBAMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Polícia Civil, Polícia Militar, e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão deflagrou, no período de 05 a 08/02/2023, a Operação EUNÔMIA, com o objetivo de reprimir o desmatamento ilegal e o comércio irregular de madeira extraída da Terra Indígena Araribóia, localizada no sudoeste do Estado do Maranhão.

Foto Divulgação: PF

A ação ocorreu nos municípios de Bom Jesus da Selvas/MA, Buriticupu/MA, Amarante do Maranhão/MA e Arame/MA e empregou cerca de 80 agentes públicos.

Durante a operação, duas serrarias ilegais foram destruídas, em razão de não possuírem licença para operar; e foram apreendidas: cinco armas de fogo, seis  motosserras e 303 m³ de madeira serrada. Cerca 40 pessoas foram
abordadas pelas equipes.

O trabalho da Polícia Federal contou com o Programa Brasil M.A.I.S, ferramenta adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que possibilita o recebimento de imagens de alta definição, e ainda utilizou diversos veículos aéreos não tripulados.

Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada (art. 180, §1° do CPB), ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida (art. 46, parágrafo único, da Lei 9.605/98), utilização ilegal de motosserra (art. 52 da Lei 9.605/98), porte irregular de arma de fogo (art. 14 da Lei 10.826/2003), dentre outros.

A operação foi batizada de EUNÔMIA, termo que denomina uma deusa da mitologia grega da disciplina, equidade e das leis.

Foto Divulgação: PF
Foto Divulgação: PF
Foto Divulgação: PF
Foto Divulgação: PF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com a presença de Michelle Bolsonaro, o ato organizado pela deputada federal Detinha, que comanda o ...
A cidade enfrenta uma onda de roubos a carros e motocicletas, em que preocupa a população ...
São Luís/MA - A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira, 19/04/2024, em Grajaú/MA, a OPERAÇÃO TERRA LIVRE, ...
São Luís/MA - A Polícia Federal prendeu ontem, 19 de abril, um homem em flagrante, por ...
Conhecido como o “Alok do Maranhão”, Naldinho participa do show do DJ no aniversário de Brasília ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.