O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) encerrou, na quarta-feira (13), a edição 2017 do projeto Procon Mirim. As crianças das escolas que participaram do projeto este ano foram à solenidade de encerramento, na Biblioteca Benedito Leite, em São Luís. O projeto alcançou mais de mil crianças em 2017. Iniciado em março, com debates na área de educação para o consumo, a ação terá continuidade em 2018 com mais escolas contempladas.


Ao longo deste ano, por meio do projeto Procon Mirim, foram visitadas, pela equipe do Procon/MA, as escolas da Rede Estadual de Ensino C.E. Estado do Rio Grande do Norte, C.E. Pedro Álvares Cabral, C.E. Estado do Pará, C.E. Dr. Clarindo Santiago, C.E. Força Aérea Brasileira, C.E. Emb. Araújo Castro, U.I. Josué Montello, U.I. Estado de São Paulo e U.I. Maria Firmina dos Reis. O Procon Mirim também visitou escolas particulares do município de São Luís e creches.

Durante a solenidade, o presidente do Procon, Duarte Júnior, e professores das escolas entregaram os crachás de Fiscal Mirim às crianças. Ele ressaltou a importância do projeto para que a sociedade tenha acesso a informações referentes ao consumo consciente, a partir das crianças e por meio da educação. “Com muita satisfação, concluímos, hoje, a temporada do projeto Procon Mirim 2017”.

O presidente do Procon destacou as várias atividades do projeto desenvolvidas com as escolas públicas, como as oficinas de compras com as crianças no supermercado e palestras mensais sobre consumo consciente e direitos básicos do consumidor. “Agora, chegou o momento de entrega dos crachás de Fiscal Mirim, quando empoderamos todas as crianças que participaram do projeto a fiscalizarem as relações de consumo”.

A orientadora pedagógica Maria Cecília, do C.E. Estado do Pará, ressaltou a oportunidade que o projeto proporcionou às crianças. “Eles foram ao supermercado e puderam ter o contato sobre consumo consciente; os alunos aprovaram e, hoje, estão mais conscientes dos seus direitos.

Em cada escola, os alunos aprenderam, de forma dinâmica, noções de alimentação saudável, publicidade infantil e consumo consciente, além de poder colocar os conhecimentos em prática indo às compras sob a orientação dos fiscais do Procon.

As crianças também participaram de palestra educativa promovida pela Cemar e de um jogo para testar os conhecimentos na área de Direito do Consumidor. Vestidos de personagens infantis, os fiscais do Procon lançaram dúvidas para a garotada e entregaram brinquedos como premiação pelas respostas corretas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A exuberante e carismática Paulinha Lobão foi oficializada como embaixadora da 15ª edição do São João ...
Em entrevista ao Influencer digital Bob Guerreiro, o prefeito de Tuntum garantiu que a sua obra ...
O pré candidato a prefeito de Barra do Corda-MA, Marcos Unillar, solidário aos condutores de baixa ...
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 3º Promotoria de Justiça Regional de Defesa das ...
O ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto-MA, Maurício Fernandes (PT), enfrenta um cenário desafiador, após ...
NOTA DE REPÚDIO O SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE SÃO LUÍS/MA e a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.