O concerto fez parte de uma extensa programação organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, no mês de julho, em comemoração aos trinta anos da Guarda Municipal

A Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís se apresentou, na noite da última terça-feira (23), em concerto realizado no Teatro Arthur Azevedo. O evento fez parte de uma extensa programação organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, no mês de julho, em comemoração aos trinta anos da Guarda Municipal. O concerto contou também com apresentações de gala dos músicos da Polícia Militar do Maranhão, Bombeiros Militares, alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, integrantes da Banda Juvenil da Guarda Municipal e cantores convidados.

O repertório, apresentado em quatro atos, teve início com a execução do hino nacional brasileiro, o de Louvação a São Luís e do hino oficial da Guarda Municipal de São Luís. Também foram apresentadas ao público músicas regionais, toadas de bumba boi de grupos folclóricos de São Luís, além de composições do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; do cantor da MPB, Djavan; da banda Roupa Nova; e da cantora e atriz Whitney Houston. O evento também teve a participação especial dos cantores Rose Nogueira, Eliel Almeida e Cida Araújo.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior foi representando no evento pelo vice-prefeito, Julio Pinheiro, que elogiou a apresentação e o trabalho social realizado pela Guarda Municipal por meio do Projeto Banda Juvenil, formado por crianças e adolescentes de comunidades como o Coroadinho, Vila Conceição, Vila Palmeira e Bairro Primavera. “A Guarda Municipal está de parabéns pelo trabalho que já desenvolve em São Luís e pelo aniversário de três décadas. O trabalho social com as crianças é um exemplo singular de como aliar arte e cultura com um serviço social”, destacou.

Quem também elogiou o concerto da Banda da Guarda Municipal, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), foi a secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo. “Foi um grande espetáculo que homenageou a musicalidade da nossa cultura e da cultura nacional. A apresentação das crianças foi um momento especial e um grande exemplo de inclusão social”, destacou a titular da Setur.

O efetivo da banda da Guarda Municipal é um dos únicos do país a ser conduzido por uma regente mulher, a guarda Maria Auxiliadora Pereira, que já está na corporação há 28 anos. Há 11 anos ela rege os quase 50 músicos, com firmeza e confiança. “Eu sinto que minhas colegas da Guarda, quando me veem aqui à frente, sentem alegria e orgulho de mim por esse trabalho”, revela.

HOMENAGEADO

A banda da Guarda Municipal de São Luís (GMSL) é formada por 50 músicos, todos com uma história de anos de ensaios musicais e apresentações em eventos oficiais realizados pela Prefeitura. O grupo foi criado no mesmo ano da fundação da GMSL, em 1989, no dia 28 de agosto.

Durante o concerto da banda, foi prestada uma homenagem especial ao guarda municipal José de Ribamar Avelar, autor do hino oficial da banda. Com 90 anos completados, o músico não pode comparecer ao evento, mas foi representado pela neta Adrielle Avelar, que recebeu um certificado em honra à composição de sua autoria.

A neta José de Ribamar Avelar disse que o avô estava muito feliz com a homenagem recebida. “Quando eu mostrar essa placa ele vai ficar bem orgulhoso. A Prefeitura e a Guarda Municipal estão de parabéns por terem proporcionado à nossa família esse momento de grande emoção”, afirmou Adrielle Avelar.

“Esse é um dia muito especial para a Prefeitura e para a nossa secretaria, pois além de prestigiar a apresentação da banda da GMSL e dos nossos convidados, temos a honra de homenagear uma pessoa que, com talento, compôs o hino da Guarda Municipal, que é uma instituição tão importante para a salvaguarda do nosso patrimônio público e da nossa comunidade ludovicense”, ressaltou municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

PROJETO SOCIAL

A Guarda Municipal atende à população de São Luís em diversas frentes, como patrulhamento de praças, praias, escolas municipais e áreas ambientais, além da proteção ao patrimônio público e ao cidadão ludovicense. Também desenvolve serviços voluntários e projetos sociais que abrangem algumas comunidades carentes da cidade, como é o exemplo da Banda Juvenil.

Coordenado pelo guarda Frankin Melo, a banda juvenil é formada por dez alunos veteranos, entre seis e 16 anos, e 20 iniciantes. “Os professores do projeto são guardas municipais designados pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania que, com dedicação e compromisso têm sido responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. Para fazer parte, os alunos passam por testes de aptidão técnica para serem selecionados”, informa o guarda municipal.

No momento, o projeto passa por restruturação, com renovação de parcerias com o Rotary Clube e a Igreja Católica Nossa Senhora do Carmo, que atualmente abriga as aulas dos integrantes da iniciativa. O grupo também recebeu novos instrumentos por conta de emendas parlamentares do senador Weverton Rocha, quando ele era deputado federal. Além dos instrumentos, as crianças vão ganhar duas minivans para ajudar nos deslocamentos para apresentações musicais.

PROGRAMAÇÃO

Como parte da extensa programação em comemoração ao aniversário da Guarda Municipal, a Prefeitura promoverá, ainda, nesta sexta-feira (26), uma Competição de Tiros no estande do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), a partir das 8h da manhã. O torneio de tiros contará com a participação de equipes formadas por integrantes do Exército Brasileiro e da Polícia Militar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.