Após ampla reforma e readequação, o parque apresenta muitas novidades e foi bastante visitado no domingo (23) pela comunidade e desportistas

Parque do Bom Menino volta ser um dos mais importantes pontos de encontro familiar, lazer e práticas esportivas do Centro

Moradores da área do Centro e de outros bairros da capital aproveitaram o domingo (23), dia seguinte à reinauguração do Parque do Bom Menino, para visitar e conferir as novidades de um dos mais famosos espaços públicos de lazer e práticas de esporte do Centro de São Luís.

O parque passou por uma ampla reforma realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, e foi reinaugurado abrindo a programação de aniversário de 408 de São Luís, celebrado no dia 8 de setembro. As medidas de distanciamento social, o uso de máscaras de proteção e demais ações necessárias ao combate à Covid-19, não foram esquecidas pelos usuários. No local foi instalado um posto avançado da Guarda Municipal.

“Há muitas histórias no Parque do Bom Menino e outras tantas para serem vividas. Muitas gerações brincaram na infância neste espaço, inclusive a minha, e toda a população merece conhecer um pouco do que o equipamento tem a oferecer.

Com a reinauguração, devolvemos a possibilidade de os ludovicenses pertencerem a um local tão rico de nossa cidade e, partir desse sentimento de pertencimento, buscar sempre preservar esse bem coletivo. Tudo isso é fruto do programa São Luís em Obras, que está mudando a realidade do nosso município”, ressaltou o prefeito Edivaldo.

Com a reforma, o parque passou a ter seis observatórios de pássaros feitos de eucaliptos, de madeira certificada, cobertos com lona apropriada para os frequentadores sentarem e ouvirem o canto das aves que compõem a fauna local. Entre as espécies de pássaros sempre presentes no local estão bem-ti-vi, maritaca, pardal, rolinha e outras.

O Parque do Bom Menino é uma unidade de conservação criada pelo Decreto Municipal Nº 43.825, de 24 de abril de 2013, sobretudo por sua rica flora, que contempla espécies como barrigudeira, mangueira, flamboyant, palmeira, oitizeiros, ipês, amendoeiras, babaçu, algaroba, entre outras.

O Parque apresenta uma área de mais de 48 mil metros quadrados e foi totalmente renovada, após reforma, executada no âmbito do programa São Luís em Obras, que contemplou projetos urbanístico, paisagístico, de iluminação e acessibilidade.

“Era uma área que não atraia a população, pois estava numa situação degradante. Não dava para fazer atividades físicas adequadamente, nem tampouco para que pudéssemos estabelecer uma relação mais íntima com a natureza.

Porém, com a reforma realizada pela Prefeitura, não tenho dúvidas de que será um dos principais espaços de lazer da cidade, o qual eu faço questão de visitar sempre que puder a partir de agora”, contou a dona de casa Auridéia Lopes, de 57 anos.

Assim como Auridéia, que é moradora da Cohab e aproveitou o domingo de folga para visitar Parque do Bom Menino, o casal de amigos Davi Lucas Santos e Francielle Cutrim, de 19 anos, escolheu os degraus do anfiteatro, espaço interno ao parque, para pôr os assuntos em dia e apreciar as primeiras horas da manhã.

“O novo parque está lindo. A gente já tinha costume de frequentar aqui, mas o cenário nem se comparava ao que temos agora”, disse Davi.

“É um hábito da gente frequentar lugares de natureza preservada, e a obra realizada no parque foi essencial para dar mais vida às tantas espécies de árvores existentes. Estamos muito felizes com tudo, principalmente com o anfiteatro, que foi totalmente recuperado e é um dos meus espaços preferidos aqui”, observou Francielle.

Usuários do Parque do Bom Menino em momento de lazer

O lugar de tantas histórias também faz parte da vida do gerente de relacionamento José Filho, de 45 anos. Segundo ele, que aproveitou a manhã de domingo para visitar o espaço na companhia do filho e do cão de estimação da família, o Parque do Bom Menino era um dos espaços preferidos durante sua infância, principalmente por ser morador vizinho ao espaço.

“Lembro de ter visto, pelo menos, umas quatro intervenções no parque, mas nenhuma delas como a que foi realizada agora, pois é clara a ampla reforma estrutural realizada pela prefeitura. Enche meus olhos ver que está tudo mudado, e para melhor. Nota mil para essa reforma realizada pela Prefeitura de São Luís”, destacou.

REFORMA ESTRUTURAL

A ampla reforma estrutural que foi realizada no Parque do Bom Menino, coordenada pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) contemplou novo mobiliário urbano (lixeiras, bancos, bicicletário, entre outros), novo pórtico, nova iluminação, drenagem, sinalização horizontal e vertical.

Também foram reformadas as instalações administrativas, os banheiros, o prédio do Núcleo de Meio Ambiente e o anfiteatro. Foi feita a construção de quiosques para floristas e de uma fonte de água.

Os equipamentos para a prática esportiva também foram reformados. As pistas de corrida e caminhada, o Ginásio Tião Carvalho, a quadra do parque recebeu nova grama sintética, foram instalados equipamentos de academia ao ar livre e recreação infantil. Também foram construídos camarins para preparação das atividades culturais.

Além disso, a área do entorno recebeu nova pavimentação, novo ponto de ônibus e outras melhorias. Todo o projeto executado no parque atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência, tornando o lazer mais inclusivo e direito de todos.

SEGURANÇA

O Parque do Bom Menino também dispõe, agora, de mais segurança. Para isso, foi construída uma sede para a Guarda Municipal. O prédio antigo que abrigava a corporação foi demolido e um novo foi construído. A partir desta nova sede será possível monitorar todo o local, garantindo a segurança dos comerciantes e frequentadores. Para isto, foram instaladas câmeras de videomonitoramento em pontos da área interna e externa. Os guardas municipais também farão rondas motorizadas pelo local. O monitoramento será feito 24h.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.