O número de multas aplicadas a pessoas que dirigem utilizando o telefone celular aumentou consideravelmente nos últimos anos em São Luís, de acordo com as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). Com o avanço da tecnologia, usar telefones celulares para fazer ligações e enviar mensagens de texto por aplicativos de smartphone é cada vez mais comum no trânsito.

Em 2012, foram registradas 8.070 multas do tipo. No ano passado, o número subiu para 15.897. Se comparado os dois anos, houve um aumento de 96,9%, quase o dobro. No período de apenas sete meses, janeiro a julho deste ano, 6.175 pessoas foram multadas por cometer esse tipo de infração na capital. No ano passado, dirigir veículo utilizando telefone celular liderou a lista e em 2012 ficou na quarta posição do ranking de infrações.

Neste ano, a infração ocupa a segunda posição no ranking de multas aplicadas, ficando atrás apenas da infração transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% e ultrapassando infrações como transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% ate 50%, deixar o condutor de usar o cinto segurança e estacionar em local ou horário proibido especificamente pela sinalização.

Infração – Segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir o veículo utilizando fones nos ouvidos conectados à aparelhagem sonora ou de telefone celular é considerado uma infração média e a penalidade aplicável é multa de R$ 85,13 e a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O texto do código não restringe o uso do celular apenas para ligações, mas o uso do celular em geral, incluindo o envio de mensagens, já que toda operação com o telefone no trânsito pode aumentar o risco de acidentes. Assim, quem for pego utilizando o aparelho de qualquer forma pode estar sujeito a punição. O uso de equipamentos similares como tablets e outros, também pode implicar em uma multa.

Quem costuma atender ligações, fazer chamadas ou enviar mensagens de texto nem sempre tem consciência do risco que está correndo. Além da coordenação motora, também é afetada a visão, a audição e a atenção passam a ser desviadas para o aparelho.

Digitar mensagem de texto ao volante aumenta consideravelmente o risco de acidente, assim como acontece com quem faz uma simples chamada. O uso de sistemas de viva-voz ou bluetooth, sistema que quando envia a voz de quem faz a chamada diretamente para o sistema de alto-falantes do veículo implica em risco elevado de provocar acidente de trânsito.

Risco – Segundo o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Roberval Lopes, é inegável que o aumento de aplicativos de mensagens de texto e a compra de aparelhos de smartphones têm colaborado muito para o aumento desse tipo de infração. Mas ele alertou que o aumento da frota de veículos na capital também tem colaborado para o aumento do número de infrações por dirigir utilizando o celular.

O coordenador de educação para o trânsito ressaltou que o risco maior em dirigir utilizando o telefone celular é a diminuição da atenção e o comprometimento da coordenação motora do condutor. Outro fator relevante de risco está no conteúdo da conversa, ou seja, aquilo que é dito e ouvido pelo condutor pode deixá-lo transtornado, levando-o a uma perda total da atenção. Nesse estado de espírito, o condutor está mais propenso a se envolver ou ser envolvido em algum tipo de acidente.

“A recomendação é não utilizar de forma nenhuma celular enquanto dirigir, não porque constitui infração de trânsito, mas porque está mais que comprovado pelos muitos acidentes já ocorridos que dirigir falando, lendo ou escrevendo no celular é tão perigoso quanto dirigir sob efeito de álcool. A recomendação é parar o veículo em um local seguro e só assim atender, ler ou escrever no celular”, afirmou Roberval Lopes.

Além dos condutores, a recomendação vale para pedestres. De acordo com Roberval Lopes, as pessoas devem evitar, ou no mínimo redobrar sua atenção, quando estiverem usando aparelhos eletrônicos pelas vias de trânsito enviando ou recebendo mensagens de texto.

O Estado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Márcio Jerry (@marciojerry) ...
G1-MA Os cargos são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam ...
O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.