Nos próximos dias 29 e 30 serão realizadas, na capital maranhense, as festividades do Dia de São Pedro e Dia de São Marçal, comemoradas respectivamente. A Polícia Militar, em parceria com vários órgãos, garantirá a segurança de devotos e brincantes de bumba meu boi que se reúnem na Capela de São Pedro e na Avenida São Marçal, no João Paulo, para homenagear os santos nas duas datas.

Após concluir os planejamentos para a segurança do público, o Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) de São Luís informou que serão 40 policiais para fazer a segurança na Capela e 550 policiais na Avenida. O coronel Marco Antônio Alves enfatizou que os policiais estarão presentes em todas as programações, como a procissão marítima, missa campal e a apresentações dos grupos de bumba meu boi.

O contingente de homens fará o policiamento em rondas a pé e em motocicletas e viaturas. A segurança será reforçada com a presença de duas barreiras de contenção com o auxílio do Batalhão de Choque e da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam). Além disso, o CPM contará ainda com o apoio do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). De acordo com o comandante Marco Antônio, para garantir a tranquilidade dos brincantes participarão da equipe a “Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e Secretaria Estadual e Saúde com todo o aparato necessário”, enfatizou.

Ele destacou que todo o deslocamento dos grupos folclóricos da capela de São Pedro para o João Paulo também será acompanhado pela polícia.

Ponto facultativo

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo na segunda-feira (30) devido ao Dia de São Marçal, tradicionalmente celebrado na cidade. A medida é válida para os órgãos municipais da administração direta, indireta, autarquias e fundações. Em nota, informou que os serviços públicos considerados essenciais devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão nas áreas de urgência como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Dia de São Pedro

O dia 29 de junho é dedicado a São Pedro e ao bumba-meu-boi. Grupos tradicionais amanhecem o dia no Largo de São Pedro, no bairro Madre Deus, no ponto cultural na região central da cidade. A movimentação começa de madrugada com os integrantes dos bumbas e populares rezando na capela para depois dançarem do lado de fora. São Pedro é conhecido como o santo padroeiro dos pescadores e das viúvas. Para os maranhenses, ele é também o santo padroeiro dos brincantes de bumba-meu-boi. No estado, são mais de 300 grupos de bumba-meu-boi. O encontro dos bumbas existe há 60 anos. São Pedro é o guardião das chaves do céu e responsável pelas chuvas.

São Marçal

As festas juninas encerram no dia 30 para homenagear um santo venerado pelos brincantes de bumba-meu-boi, São Marçal. Ele teria sido um discípulo de Cristo da segunda ou terceira geração. Segundo relatos, era um menino na altura do milagre dos peixes, e teria presenciado a última ceia. Converteu milhares de pessoas ao cristianismo e operou muitos milagres. Foi batizado por Pedro e morreu quatro décadas após a morte de Cristo.

A festa de São Marçal é um marco na cultura popular de São Luís. O grande encontro de bois no bairro João Paulo dura o dia inteiro e reúne os maiores grupos do Maranhão, com seus brincantes, cantadores e batalhões, além de uma legião de apaixonados pelas brincadeiras, suas roupas e toadas. A data encerra o ciclo dos festejos juninos na capital maranhense ao som das matracas e pandeirões, regado pela dança com a participação de diversos sotaques, numa mistura de música e teatro.

Fonte: O Imparcial


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.