portal do trânsito

Instrutores de autoescolas de São Luís interditaram a Avenida Beira-Mar na manhã desta sexta-feira (2) em protesto contra a precariedade das áreas destinadas às aulas de tráfego em São Luís.

A concentração ocorreu na área ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, que foi cedida pela Prefeitura há três anos e nunca recebeu melhorias na pavimentação, o que, segundo o Sindicato das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), prejudica o desempenho dos alunos.Eles ameaçam fazer um novo protesto em até 15 dias.

Por volta das 9h, cerca de 300 instrutores de autoescolas se reuniram em uma área ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, que é destinada para a realização de aulas de tráfego para alunos que tentam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e utilizaram os veículos para interditar os dois sentidos da Avenida Beira-Mar. O protesto terminou apenas por volta do meio-dia e foi motivado por uma briga entre um instrutor e um operário que trabalhava na montagem de um palco para a realização de um show no local.

Os instrutores alegaram que a área foi cedida há três anos pela Prefeitura e é usada exclusivamente pelas autoescolas. Diante da situação, os instrutores aproveitaram para protestar contra as condições de infraestrutura das áreas destinadas para avaliação e aprendizado dos candidatos a condutores na Região Metropolitana. Outros pontos – Além do Aterro do Bacanga, onde ocorrem 80 aulas por dia, segundo o Sindauma, os instrutores utilizam pontos nos Cohatrac, Maiobão, São José de Ribamar e no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), que, de acordo com o sindicato, também está em condições precárias. Eles ficaram até o fim da manhã aguardando um representante da Prefeitura e do Detran para discutir o problema, mas apenas um funcionário do Detran esteve no local e disse que levará a demanda da categoria para a direção do órgão.

O Sindauma anunciou que fará nova manifestação em 15 dias, se não houver retorno do Município ou do Detran quanto ao problema. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), informou, em nota, que encaminhará na segunda-feira, dia 5, equipe para inspeção na área utilizada pelas autoescolas. Ressaltou ainda que está à disposição para debater de forma democrática as propostas do Sindicato das Autoescolas do Maranhão e traçar um cronograma de ações que atendam às demandas levantadas.

O número de autoescolas da Região Metropolitana de São Luís é de 74.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...
Na noite desta quarta-feira (01), Dia do Trabalhador, a gestão do prefeito Fernando Pessoa proporcionou mais ...
A gestão da prefeita Luanna Rezende, em Vitorino Freire-MA, tem castigado a população. O vereador Cyreno ...
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.