O Plano de Contingência contra catástrofes foi concluído esta semana pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). O instrumento inclui o planejamento do emprego de recursos disponíveis pelos órgãos municipais, estaduais e federais otimizando o tempo de resposta do poder público em casos de desastre.

O Plano apresenta uma lista de ações a serem desenvolvidas em catástrofes, assim como o contato direto das instituições parceiras para o atendimento dos problemas, com as respectivas contribuições, recursos humanos e materiais que cada órgão pode oferecer. Entre os itens listados estão abrigos provisórios a serem cedidos em áreas da Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel) para desabrigados.

O titular da Semusc, Breno Galdino, esclareceu que as parcerias já começaram a ser desenvolvidas, inclusive com o apoio de órgãos estaduais e federais. “No atendimento às famílias da Apaco [na Cidade Operária] foram cedidas barracas pelo Corpo de Bombeiros e o Exército forneceu tendas para o atendimento na área da saúde. Os abrigos provisórios também podem ser fornecidos por essas instituições”, exemplificou.

O documento concluído esta semana também contempla a definição de estratégias para os casos de alagamentos como o monitoramento 24 horas por dia de dados laboratoriais e de serviços metereológicos. O secretário Breno Galdino informou que o termo de parceria entre as equipes da Prefeitura com o Instituto de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está pronto e deve ser assinado até o final deste mês.

As causas de desastres como inundações e alagamentos também estão analisadas no Plano. O primeiro é atribuído, sobretudo às construções irregulares nas bacias do Rio Anil e Bacanga. Já o segundo está associado, principalmente, com a deficiência de escoamento das águas pluviais provocado, na maioria das vezes, pelo acúmulo de lixo descartado de forma irregular.

Em relação a esses problemas pontuais, equipes da Semusc, através da Defesa Civil, estão elaborando novos laudos sobre as 65 áreas de risco mapeadas para tomar as providências necessárias. “Se houver necessidade de alguma obra é encaminhada para a Semosp, assim como se houver a necessidade de remover alguma habitação entramos em contato com a Semurh [Urbanismo e Habitação], mas estamos fazendo isso em etapas”, esclareceu o secretário.

Ele destaca também a criação do Gabinete de Crises com assento para representantes de vários órgãos municipais que são acionados, conforme a demanda, assim que a Defesa Civil realiza o primeiro atendimento da área.

Possuem assento no Gabinete as secretarias de Trânsito e Transportes (SMTT), da Criança e Assistência Social (Semcas), Meio Ambiente (Semmam), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Pesca e Abastecimento (Semapa), Saúde (Semus), Comunicação (Secom), Planejamento (Seplan), Segurança Alimentar (Semsa), Semurh, Semed, Semdel e Semusc.

O Gabinete de Crises prevê ainda espaço, como convite, para representantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército e Aeronáutica. Embora não estejam ligados à administração municipal, os órgãos são parceiros estratégicos para a concretização do Plano.

“É muito importante a parceria que estabelecemos com o Corpo de Bombeiros, com o Exército, e também com as secretarias do município como a de Segurança Alimentar que garante a qualidade de todos os alimentos antes de serem entregues às famílias que necessitam”, concluiu Breno Galdino.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.