senado-federal 3As normas para a escolha de suplentes de senadores vão continuar as mesmas. O Senado rejeitou nesta terça-feira a proposta de emenda constitucional que tratava do tema.

A proposta de emenda constitucional estabelecia que cada senador seria eleito com um único suplente e este não poderia ser companheiro ou companheira, marido ou mulher do titular, nem parente até segundo grau ou por adoção. A proposta que foi apresentada pelo senador José Sarney, do PMDB do Amapá, mantinha a convocação do suplente em caso de afastamento temporário ou definitivo do titular, mas previa que no segundo caso devia haver nova eleição para o cargo. O relator da proposta, o senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, explicou que as mudanças poderiam contribuir para a imagem do Senado Federal.

Mas, a proposta de emenda constitucional não alcançou os 49 votos necessários para ser aprovada. Entre os senadores que se manifestaram contra, o senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de Janeiro e que é suplente do senador Marcelo Crivella, disse que participou da campanha, assim como o titular do cargo.

Com a decisão do plenário do Senado, a proposta de emenda constitucional que mudava as regras para escolha de suplentes de senadores foi arquivada.

Fonte: Rádio Senado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Na terça-feira (14.05) ganhou grande repercussão nas redes sociais as ameaças e ...
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia ...
Por Alex Ferreira Borralho Era madrugada do dia 22 de dezembro do ano de 2023 em ...
O prefeito Eduardo Braide contratou a Empresa LABOR, que terceirizou os radares da empresa FOCALLE Engenharia ...
Ex-presidente foi diagnosticado com infecção na pele causada por bactérias quando estava em Manaus. No dia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.