O clima é de apreensão e revolta em Amarante. Mais de oito mil famílias de pequenos agricultores e criadores estão prestes a serem retirados de terras que herdaram de seus antepassados, por força de um decreto baixado pela Funai que quer entregá-las aos índios da nação Gavião Pykobê.

Os índios detêm 50% das terras em Amarante, mas a Funai, sem nenhum estudo técnico para reavaliar os limites fundiários e cartográficos, quer aumentar a posse dos silvícolas em mais 35%.

O número de índios que habita o local não chega a 3 mil, enquanto cerca de 30 mil pessoas moram na área há longos anos.

Boa parte vive da terra porque nela planta e retira seu sustento, além dos que criam para sustentar seus familiares e empregam trabalhadores e trabalhadoras.

O lamentável é que nenhuma autoridade levantou a voz até agora em favor das famílias ameaçadas. O Governo do Estado permanece mudo, a prefeitura local fica calada.

Nem mesmo os representantes de Amarante na Assembléia Legislativa, na Câmara Federal e Senado Federal se sensibilizam com a situação.

Na hora de buscar os votos, lá estavam eles com o saco de promessas. Agora que a população de Amarante se sente ameaçada, eles simplesmente somem.

O decreto foi baixado pela Funai no dia 6 de outubro para que seja feita a revisão territorial, mas já adiantando que mais 35% das terras serão doadas aos índios.

Nada contra os índios, mas é terra demais para que pouco cultive ou dela faça uso do sustento, a bem da verdade.

Existem centenas de agricultores e criados que tiraram empréstimos no Banco do Nordeste e Banco do Brasil para beneficiar suas produções.

Em caso de expulsão, não terão como pagar suas dívidas, sem contar que não sabem qual o futuro lhes reservará essa medida irresponsável.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.