Mais de 30 mil pessoas serão despejas de suas terras em Amarante e ninguém diz nada
O clima é de apreensão e revolta em Amarante. Mais de oito mil famílias de pequenos agricultores e criadores estão prestes a serem retirados de terras que herdaram de seus antepassados, por força de um decreto baixado pela Funai que quer entregá-las aos índios da nação Gavião Pykobê.
Os índios detêm 50% das terras em Amarante, mas a Funai, sem nenhum estudo técnico para reavaliar os limites fundiários e cartográficos, quer aumentar a posse dos silvícolas em mais 35%.
O número de índios que habita o local não chega a 3 mil, enquanto cerca de 30 mil pessoas moram na área há longos anos.
Boa parte vive da terra porque nela planta e retira seu sustento, além dos que criam para sustentar seus familiares e empregam trabalhadores e trabalhadoras.
O lamentável é que nenhuma autoridade levantou a voz até agora em favor das famílias ameaçadas. O Governo do Estado permanece mudo, a prefeitura local fica calada.
Nem mesmo os representantes de Amarante na Assembléia Legislativa, na Câmara Federal e Senado Federal se sensibilizam com a situação.
Na hora de buscar os votos, lá estavam eles com o saco de promessas. Agora que a população de Amarante se sente ameaçada, eles simplesmente somem.
O decreto foi baixado pela Funai no dia 6 de outubro para que seja feita a revisão territorial, mas já adiantando que mais 35% das terras serão doadas aos índios.
Nada contra os índios, mas é terra demais para que pouco cultive ou dela faça uso do sustento, a bem da verdade.
Existem centenas de agricultores e criados que tiraram empréstimos no Banco do Nordeste e Banco do Brasil para beneficiar suas produções.
Em caso de expulsão, não terão como pagar suas dívidas, sem contar que não sabem qual o futuro lhes reservará essa medida irresponsável.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Gostaria de saber quem levou os índios para frente da prefeitura se pintou todo de indio
fazendo com que ele defendenssem a posse do entao cassado Gildasio e agora fica dando uma de santo usou indios na sua campanha e agora como fica essa situação sr Gildásio
lembra qd vc levou os indios para frente da prefeitura em um ato a seu favor!!!!!!!!!!!!!
teria coragem a representação estadual da procuradoria da república, de convocar o ultimo presidente do iterma, sobre as autorizações junto a cartorios para a lavratura de escrituras públicas, em terras do municipio de amarante ? quiçááááááááá
Cardoso,
Esta questão, tem que se ver de outro angulo,. Quem chegou primeiro?. Se o governo não emancipou o indio e não fez nada pra isso, tem que se dar os meios dos selvícolas sobreviverem, como assim: Ampliando sua área de caça e pesca, presevando sua fauna e flora, presevando as nascente dos rios e afluentes, se não for assim, promover a miscigenação, o que qui tem?. Maranhão já tem muito poblema, com mais esse tanto faz!!!
Olha não é bem assim como o Sr está falando
Em primeiro lugar:quem fala assim de Dr.Gildásio e da Prefeita Adriana ,como o Sr está falando é Por que não conhece como é a vida deles,não conhece o trabalho deles e não sabe o que eles estão fazendo.
Em segundo lugar:quem falou que eles não estão fazendo nada para impedir o que está acontecendo? Dr Gildásio e dona Adriana estão fazendo de tudo para que isso não aconteça,já deram palestras e agora estão em Brasilia conversando com José Sarney,Senador Edson Lobão
Deputado Sarney Filho e muitos outros.
Já disse e repito, é uma insanidade entregar toda esta terra que pertence aos amarantinos a índios totalmente deficientes de instrução moral e acadêmica.
Vejo uma nova versão do massacre do Alto Alegre se aproximando, assim como aconteceu em Barra do Corda.
Dr Gildasio e dona Adriana fazem um ótimo trabalho aqui em amarante !
Cardoso, Gildasio e famíla estão preocupados com terras deles que
compraram agora depois que entraram na prefeitura de Amarante
estranho em menos de dois anos o tanto de terras qeu adquiriram em Amarante
alias isso e uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!
Porra vem um merd…… dessesss defender Gildasio e sua esposa.
Rapaz eles estao preocupados com terras que compraram em Amarante em menos de dois anos na prefeitura com dinheiro do povo.
Essa é a preocupaçao deles e esses puxa saco vem aqui.
Temos que lutar por quem merece e compraram suas terras com dignidade e adquiriram com seus esforços
não com esses latifundiarios politicos que usurparam poovo do Amarante comprando terras!!!!!!!!!!!!
Olha quem chama de puxa saco !?
vcs perdem a eleição e nunca para de babar esse tal de Marconi !
Ahh e vergonha é o que tu deveria sentir. De falar tanta besteira !!!
Boa tarde,
Sou Amarantina e minha família está na sexta geração em Amarante.
Nasci em Santa Rita dos Sales, portanto, próximo a uma reserva indigena, inclusive, área já demarcada pela FUNAI (Indios guajajaras). Ainda criança convivi com essa realidade de demarcação de terras indigenas. Após a Demarcação meu pai vendeu a sua pequena propriedade rural e mudou-se para o lado oposto do município bem longe das aldeias. Há mais de trinta acreditavamos que o episódio era coisa do passado. A realidade continua sendo cruel com o meu povo, pois, mais uma vez a linha demarcatória da FUNAI torna-se nossa vizinha, OU MELHOR A LINHA DIVISÓRIA DA FUNAI PASSOU PRÓXIMO DA VILA KENNEDY, (um bairro de inmvasão em Amarante) Atualmente os moradores já vivem em extremo estado de pobreza . Minha área de terra tem documentação fornecida pelo INCRA há mais de 30 anos. Estou fora da área indígena. Tenho escolaridade compativel para arrumar um emprego na cidade grande. Lamento e “grito socorro” por meu povo que não tem pra aonde ir e nem como sustentar sua familia. Se vc quiser destruir um homem ….Toque em sua família. Tire o pão de cada dia de seus filhos. Meus filhos são maiores de idade. Mas, conheço pessoas que tem ate mais de 08 filhos menores. Gostaria de pedir aos meus conterrâneos que melhorassem o nivel de debate sobre o assunto. A net é a oportunidade que temos de mostrar para o mundo a nossa necessidade e os nossos direitos. Hoje os Indios estão organizados e tem ate ONG defendendo os direitos deles . AFIRMO : Nós atualmente somos considerados apenas os “DEMAIS CIDADÃOS”……PERGUNTO : O QUE VAMOS FAZER COM O NOSSO FUTURO?????
Não sei se dar para acreditar nesta Prefeita de Amarante “não”, Primeiro por que o Partido dela é O PV, é um partido que apoiá toda e qualquer tipo de reserva para eles uma arvore e mais importante do que uma pessoa. Nesta relação Arvore Ser Humano, a Arvore só deixa de ser mais importante quando se trata de voto já que Arvore não tem direito ao Voto….se tivesse ai já viu……………………..
Quando vejo pessoas falando que índio vivem da caça e da pesca rsrsrsrrsrsrsr……só dando risada mesmo, índio vive de bolsa dada pelo governo e também de vender madeira das reservas que tem…… o resto é falácia é historia pra Boi dormir………..
rapas isso e uma vergonha que INCRA, FUNAI
estão fazendo com donos das terras
em Amarante e a prefeitura não faz anda não diz
nada para ninguem!!!!!!!
Esse PV partido de merda qne apoia essas coisas Sarney Filho
junto com essa tal prefeita devem está a favor dessa demarcaçao
agora quero ver como ela explicar isso pro grades propietarios de terra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
“Mais de 30 mil pessoas serão despejas de suas terras em Amarante e ninguém diz nada”
Este é o tema da reportagem. Precisamos de participantes que aprese nte alguma solução para o problema e/ou comente algo sobre a questão legal do processo de demarcação das terras indigenas em Amarante do Maranhão -Ma. Xingar os politicos locais não é mais novidades. A eleição ocorreu recentemente e acredito que os “eleitores puxa-saco” já babaram bastantes seus politicos preferidos. Vamos ao que interessa. COMENTE SOBRE A REPORTAGEM.
Lógico que na frente dos moradores são contra, mas vai saber o que eles vão ganhar por fora, já que vai ser area de preservação………é algo que devemos pensar, já que saiu a portaria e foi iniciado os trabalhos para criação de area de preservação……… em um lugar comandado pelo “PV” Partido Verde……e eles não sabem de nada, é pouco provável……………
Quero só ver onde o Gildásio e a Adriana irão colocar os bois que eles compraram com dinheiro da prefeitura de Amarante. Basta vocês olharem quanto de dinheiro o Governo Federal mandou ao município e compare com o que já foi feito em Amarante: NAAAADA. O que o Gildásio fez foi só empregar TODOS os irmãos dele na prefeitura e ROUBAR MUITO.
Gildásio não fez NADA até agora p ajudar o povo pobre. essa história de reunião que ele fez é conversa fiada. Antes disso ele vivia se ESCONDENDO da população de Amarante que cobra dele dia e noite os MILHARES DE EMPREGOS que ele prometeu na campanha para prefeito. Antes que os afoitos me critiquem, eu digo logo q votei no Gildásio e Adriana até hoje minha família espera pelos 12 EMPREGOS que ele prometeu para minha família. Nunca mais esse miserável e a esposa dele vai receber meu voto. Dá próxima vez vamos esperar ele lá em casa com espigarda, facão, foice, machado e todas as armas que a gente tiver para matar ele lá mesmo. Fomos engandos por esse cara sem caráter que desempregou 2 irmãos meus e 1 primo. Na próxima eleição a gente se acerta!
AMARANTINOS – NÃO ASSINE PAPEL EM BRANCO
A COMPETÊNCIA PROCESSUAL É FEDERAL.
CUIDADO COM QUALQUER ASSINATURA.
NÃO ASSINE NADA EM BRANCO…….PARTICIPEM DAS REUNIÕES.
Não culpe apenas o governo municipal
DEFENDA SEUS DIREITOS
Realmente o que acontece hoje em Amarante é uma vergonha, todos temos que unir forças e lutar, porque quem ta sendo prejudicado na historia não é só os fazendeiros mas sim todos nós imaginam se isso acontece como fica a economia de Amarante, como nossa amiga Marli comentou vamos deixar rivalidade política de lado nesse momento precisamos lutar juntos ao nosso povo, cobrar do governo apoio, pois, em época de campanha eles estiveram lá nos pedindo apoio e foram apoiados, agora a situação reverteu precisamos do apoio deles e juntos nos unir para ganhar esse causa, é sabido que é uma luta difícil então vamos nos unir e lutar.
Vamos todos junto.
Na verdade o que está acontecendo em Amarante do Maranhão é que o governo federal resolveu fazer caridade com as terras dos produtores rurais deste municipio, os indios são apenas os laranjas dessa história, para os governos federal e estadual pouco inporta, agora o municipio ira sumir do mapa, pois indio só produz madeira inlegal e maconha. Todos sabemos que a administração municipal vai de mal a pior, mais não é hora de fazer campanha e se cobrar os nossos direitos de produtor e de trabalhador que manten esse cidade. Cidade essa que não sobrevive sem a sua zona rural produtora
Quer dizer batista que só pq Adriana e Sarney Filho são do PV eles devem apoiar essa demarcação ?!
Não é bem assim.Elas tem que defender os direitos do povo,e é o que eles estão fazendo !!!
A maior fonte renda em Amarante é a pecuária, sendo que é o segundo maior rebanho bovino do Maranhão ficando apenas atras de Açailândia se isso acontecer pode ir embora, pois o municipio se acaba, na verdade todos nos somos fantoche do governo pouco eles se importam conosco.
Nossa unica saída é nos unir e lutarmos juntos para que isso não aconteça.
Sr. Macabeus! Índio não vive mas de caça e pesca não rapaz.
Esse negócio de aumentar as terras dos índios pra sua sobrevivência é conversa fiada.
Se os índios tivessem apenas suas aldeias e alguns quilômetros em volta, ainda assim não morreriam de fome pois todos recebem ajuda do governo federal.
Quem vai morrer de fome são os trabalhadores rurais de Amarante que não terão mais onde trabalhar e o governo vai dar um “bolsa nada” pra todo mundo.
eu sou marenhence, mas atualmente moro fora. sempre defendir meu estado,porque todos falam mal, do marahao,mas com a familia saney de novo, e com essa demarcaçao indigena em amarante. triste de vcs q mora no estado da familia saney. vcs sao bobus alegres, achando q ta bom,mas e pelo contrario esta de mal apior, e a maior parte da populaçao vivem na miseria absoluta!
Concordo com a Marli e o Fernando.
Não é hora de estarmos nos alfinetando. Tivemos muito tempo pra isso durante a campanha eleitoral.
A situação agora é outra. Estamos todos no mesmo barco prestes a tomarmos o maior prejuízo de nossas vidas.
Esse problema não afetará apenas os proprietários de terras. Todos que tem alguma atividade econômica em Amarante ou que tenha simplesmente o seu emprego, deve se unir em solidariedade às famílias da zona rural porque essa catástrofe vai gerar um efeito dominó.
Se não tenho terra pra produzir, não compro produtos veterinários e insumos agrícolas nas lojas do ramo. Não compro mais roupas, vou ao supermercado comprar apenas o necessário. “Agradecendo a Deus se tiver dinheiro pra comprar pelo menos o necessário”. Venderei minha moto, portanto não comprarei mais peças nem a levarei ao mecânico, e lógico, também não vou mais abastecer no posto de gasolina. Não vou mais comprar gêneros alimentícios pra levar pra roça, já que não terei mais pastos pra roçar, cerca pra fazer, portanto o pobre trabalhador rural que vivia de empreitar um serviço aqui outro ali, também vai ficar desempregado.
O que ainda pode nos conformar é que também não vamos mais poder tomar aquela cervejinha no fim de semana, então, menos um problema de sáude pra nós. Mas… Coitado do dono do bar. Investiu tanto em mesas e congelador.
O que será de nós????
quero meus 4 empregos q gildasio me prometeu na campanha. votei, agora quero a promessa cumprida. vou perder meu pequeno pedaço de terra na demarcação das terras indígenas mas como o gildásio é “bonzinho” como muitos dizem aqui ele vai me dar emprego e vou receber o mesmo valor que os irmãos dele recebe. vamos ver se ele vai dar os 5 mil empregos que disse para o povo que como eu ficará sem nada.
vamos saber quem é o cabelim partido depois da desapropriação
Cara Marli, é mto preocupante a situaçao do nosso Amarante,mto mais grave a situaçao que ficariam as pessoas que aqui vivem, em especial os produtores, lavradores que dependem diretamente do que a terra produz,que já estao instalados em suas pequenas propriedades desde os seus bisavós.Homens e mulheres sofridos,calejados pelo sol,trabalho árduo,dificuldades das mais diversas.Quando tudo parecia melhorar com estradas,iluminaçao eletrica(luz para todos),o conforto chegando as sua propriedades, estoura uma bomba dessa.O municipio já sofreu 03 demarcaçoes de areas indigenas,como segue:Reserva Araribóia( 338.000ha),Reserva Governador(41.643ha) e a Reserva Krikati(28.947ha).Agora a funai ou quem quer que esteja por trás disso,pleiteia a 4a e mais absurda agressao aos nossos direitos de cidadaos, que seria a ampliaçao dessas areas com mais 163.086ha,totalizando uma area unica de 571.586ha,para atender um “apelo” de uma etinia gaviao de aproximadamente 470 indios em detrimento de aproximadamente umas 20.000 pessoas que ficariam a deriva.Seria o inverso da reforma agraria,digo,expulsaria o homem do campo para as periferias da cidade, aumentando mais ainda os bolsoes de pobresa.A funai já tem 54% do municipio,agora quer 75.66%,quase tudo,sem falar que os menos de 24% ficariam paras as quebradeiras de coco.Outra questao que vamos ter de enfrentar nesses dias.Os poderes publicos Executivo e o Legislativo, os produtores assentados e nao assentados,a sociedade civil organizada tem manifestado-se através de açoes que venham achar a soluçao do problema,formando comissoes para discutir com conhecimentos o assunto,buscando apoio em Sao Luis,Brasilia,em todas as esferas de governo,advogados da especialidade,etc.Enfim,acredito piamente que estamos no caminho para evitar esse massacre que querem fazer com o nosso Amarante.Ah,temos uma reuniao da comissao na 3a feira,dia 16/11.Venha,participe e nos ajude a engrossar essa corrente da resistencia em prol da nossa gente.Parabens pelas suas colocaçoes e um forte Abraço.
Isto é um absurdo!
Agora no Brasil, os direitos adquiridos pelos cidadãos e assegurados pelas leis brasileiras são jogados no lixo.
Para garantir melhores condições para alguns grupos, simplesmente vem umas ONG’S e reinvindicam a posse de terras particulares sem se preocupar com o que vai acontecer com os proprietários.
Que governo é esse que deixa entidades estrangeiras massacrar seu povo?
As quebradeiras de coco já conquistaram o direito de explorar o babaçu. Agora querem se apossar das terras. Que que é isso? Cadê a Constituição Federal? Será que é legal tirar de uns pra dar a outros?
Acho que isso não é distribuição de renda. É transferência de renda de um grupo para outro.
Desse jeito não se faz justiça social.
Um povo se constroi através do trabalho, do respeito e da segurança jurídica. Fico triste vendo debates infundados e infantis como descritos acima, baseados em paixonites políticas, enquanto a maioria do povo humilde que habitam na zona rural sofrem com a possibilidade de perder suas terras.
Nasci neste municipio, trabalhei na lavoura com meu pai, localidade chamada Bananal e, mesmo após o seu falecimento preservamos aquelas terras que é a base de alimentação e sobrevivência dos que ali permanecem. Hoje trabalho na Caixa em Imperatriz, aprendi conviver na cidade, mas doi no meu coração, ver o local onde nasci e todos os meus parentes e amigos que lá ficaram sem um norte e sem esperança de subsistência. Tudo isso por culpa de políticas desenvolvidas por representantes incapazes que venderam essas terras em trocas de fundos do Banco Mundial.
No lugar de ficarem se degladiando em tornos de pucuinhas politicas locais, vamos nos unir e lutar para preservar o nosso território e salvar nossa história e nossa gente da destruição total.
E depois dessa “fusuca” em Amarante Ma tem pilantra querendo ganhar dinheiro encima dos menos informados soube que tem pessoas pedindo R$ 20,00 por hectare para entrar com pedido judicial por cada propietario nuca vi isso em minha vida cá entre nós é muita sem vergonhice.E eu com advogado estou só esperando algum pilantra persuadir meu pai, que eu vou mete-lo na cadeia por agir de má fé.
olha Sr. João, ou você é um Pilantra como esses citado (Adriana,Dr Gildasio, Edson Lobão e Familia Sarney, ou é um ingenuo que não conhece nada da histária Maranhanse e Amarantina
Só emconfiar nos Sarney já índice de Erros. Có entrew nõs por isso que o Maranhão é o Pior estado para se viver por que tem muitas pessoas como você, sou Maranhense e só piso nesse estado mediucre “mediano” Se não existe mais Sarney no Poder
Por causa dele que agora meu pai corre serio risco de perder sua fazenda
BILHETE PARA A GOVERNADORA DO ESTADO OU PRESIDENTE DO BRASIL DILMA
Se bem parecer a Governadora Roseana Sarney e se o povo amarantino achou graças perante a Governadora, e se este negocio é reto diante da Governadora e se os nossos votos amarantinos valem apena escreva-se que se revoguem as compras das terras do município de Amarante do Maranhão, as quais foram vendidas tomadas para lançar a perder a vida , o ganha pão, dos agricultores que há em toda região . Por que como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a perdição da minha geração?
Por que temos uma Mulher Presidente;
Por que temos uma Mulher Governadora;
Por que temos outra Mulher Prefeita;
Por que temos ainda outra Mulher Terra Mãe;
Todo município Amarante do Maranhão.
O PROVEITO DA TERRA É PARA TODOS ATÉ O PRESIDENTE SE SERVE DO CAMPO. ECLESIATES 5: 9
Cicerino Lima de Azevedo
Autor
Sra. Marli, comungamos do mesmo pensamento, que é o de unirmos forças no combate a este grave problema em Amarante. Acredito não ser oportuno as disputas mediocres, pois temos interesses maiores, sejamos micro, pequenos, médios ou grandes produtores rurais.
Acredito que a decisão sobre esta matéria será em esfera federal e uma das formas de consulta sobre a situação é através da internet, estamos com dificuldade em termos informações precisas, sugiro a comissão instalada em Amarante que crie um site para divulgação de informações contrárias à demarcação, inclusive com dados de nº pessoas, de propriedades atingidas, nº de rebanhos, prejuizoa econômicos e depoimentos de lavradores que praticam a agricultura de subsistência, comerciantes locais (pioneiros), entre outros.
Outra questão são os aproveitadores que surgirão querendo levar vantagem. Também faço uma sugestão, não coloquem à venda suas propriedades por qualquer preço, vamos esperar um posicionamento oficial, pois a medida que bate o desespero, corremos o sério risco do efeito manada, e vendermos nossas propriedades e rebanhos por preço de banana em fim de feira.
Vamos nos unir na defesa dos interesses da população amarantina.
È a Roseana E a Dilma e toda a familia Sarney, Prefeita Adriana e Esse tal de Dr Gildásio…
Eles estão por trás de tudo isso, Precisamos mudar essa politica…so tem ladrões…
Amarante precisa mudar para melhor, pois em vez das coisas mudarem para melhor, está ficando cada vez pior…
isso não vai acontecer porque o governo federal estão trabalhando na região como luz para todos se isso e verdade eles parava as obras e estão e continuando e outra o advogado e dos produtores rurais e o mesmo q tirou o jackson lago do poder ele fala que nunca perdeu um causa e tambem´ o sarney velho falou q nem sabia disso e vai tomar as providencia cabivel e outra o banco do nordeste flou que vai continuar os projetos na região e que nenhum projeto vai ser anulado todos vai sair isso não pode acontecer e caso vem acontecer o maranhão vai perder muito com isso a região tem o segundo maior rebalho bovino do estado e isso vem acontecer justamente quando amarante está em pleno crescimento econômico surgindo oportunidade todo mundo tendo dinheiro no bolso amarante e uns dos municipio q mais cresce no maranhão
Vejo com profundo pesar o meu querido município de Amarante ser mais uma vez vitimado por demarcações de terras “indígenas” que na realidade não são para índios, mas para satisfazer aos interesses escusos de organizações estrangeiras oriundas de países que destruiram suas reservas florestais, mataram barbaramente seus índios e hoje se acham no direito de exigir do ainda frágil governo brasileiro essas demarcações descabidas.
Fala-se nos direitos dos índios como se eles fossem super-cidadãos titulares de super-direitos. E os demais habitantes do município? Aqueles cujas famílias estão radicadas ali antes da emancipação em 1953? E os outros que vieram de outros lugares e ali foram gentilmente acolhidos pela hospitaleira gente amarantina, fixaram residência e vivem até hoje gerando desenvolvimento e lucro para o país. Essas pessoas não têm nenhum direito?
Os defensores da demarcação insistem em citar a Constituição Federal para garantir esse direito, mas esquecem que a nossa Carta Magna garante entre os direitos do cidadão a propriedade. A Lei não é feita para índios ou para não-índios, é para todos… ” todos são iguais perante a lei.” A Constituição diz que a propriedade deve atender à sua função social, mas isso já acontece largamente em Amarante, pois trata-se do município com o maior número de assentamentos rurais no estado, sem falar que 54% dos 7.552 km quadrados do município já é reserva, o que já é demasiadamente grande para a pequena população indígena que ali reside.
Sou a favor de melhores condições de vida para os índios, mas desapropriar terras para lhes dar não resolve o problema. Pelo contrário, gera um problema social de maior gravidade que se abaterá sobre todo o município, reduzindo em mais de 50% a perspectiva de vida e de investimento, o que prejudicaria a todos, inclusive aos próprios índios.
É preciso apelar para a sensibilidade política dos nossos representantes; é necessário deixar de lado a coloração político-partidária, pois neste momento temos todos a mesma cor – a cor da bandeira de Amarante – que vai deixar de tremular nos mastros para figurar no mapa apenas como lembrança de um município sem vida e sem esperança, caso essa medida insana se concretize.
Já dizia o saudoso Benedito Batista Pereira na 1ª estrofe do nosso hino:
” Ó brava e heróica gente/ A tradição amarantina/ As suas lides tem por lema/
A verdade cristalina.”
Que a verdade apareça e vença e que o povo amarantino continue vivendo em paz e harmonia na nossa terra.
Antes de tudo está em jogo a sobrevivencia de muitas pessoas e crianças bem mais importante que brigas politicas ou grandes propriedade de terra.
Nosso Prefeito gildasio deve fazer pelo menos um unico trabalho durante sua gestão defendendo o povo de sua cidade natal muitos dos quais o colocou na prefeitura.
Vai sonhando Eleem.
Gildásio só defende o que é dele e da família dele e mais nada
Ele não nasceu para servir os que precisam e sim o bolso dele
Se ele gostasse mesmo do povo ele teria feito pelo menos 3% do
que prometeu nesses 2 anos de prefeitura que ele comanda.
Aqui em nosso municipio de Amarante é engraçado em quanto tem muintas pessoas preocupadas com essa tal de dermacação de terras que eu particularmente acho que não vai pra frente, tem uns puxa saco apaixonados do Marconi falando mal do Gildasio e da Adriana……vão procurar o que fazer.
Caros leitores… E com grande pesar que comento o fato que esta acontecendo no Municipio de Amarante do Maranhao/Ma. O nosso Basil foi povoado pelos indios a milhares de ano, so que, quem desenvolveu o pais nao foram eles e sim ocada um de nos, homens honrados e trabalhadores, pagadores de seus tributos. Todos daquelas cidades onde existem reservas indigenas sabem, que sao terras improdutivas e reduto de marginalidade onde estao os maiores cultivo de drogas e refugio de foragidos da Justiça, pois todos os criminossos fogem pra la a se esconder de seus feitos. O povo, cultivam suas substencia e mesmo assim o Governo insiste em retirar otodos os proprietarios de terras que pagam seus impostos, pra assentar quem? Ah sim ja ia esquecendo “os indios”. Mas pra que? Pra aumentar a fome! uma vez que toda essa terra ficara improdutiva, ou melhor iraproduzir a conhecida Canabis Sativa (maconha).
O que existe em toda esta história é uma manipulação do governo federal. como a presidente e governada pelos outros, ela simplesmente acata qualquer ideia das piores que seja dos seus aliados. neste caso do Amarante, região e que vivem os povos Guajajara e Gavião, etnia da qual sou remanescente, Se trata de um projeto de um dos políticos mais desonesto e corrupto, que por sinal foi o pior presidente que a funai já teve e foi nomeado por outro politico também dos mais corruptos.
Que não conhece aos maus procedimentos de trambicheiros do Romero Jucá.
O governo está fazendo dos índios laranjas. Demarcam terras em quantidades colocado-as em nomes de etnias, que passam ser as fies depositárias do governo. Terras que serão repassadas para grandes empresas internacionais que vão explorar de todas as formas os recursos naturais de terras a, que de mentirinhas pertencem aos nossos povos. Índio Gavião do Maranhão “O Índio Predador de Corruptos”.
Obs; Esse é o título do meu livro que lançarei em 28/03 2012 em São Paulo Capital. Editora “Scortecci”.
isso tem a mao do bruxo sarney e sua filha roseana sarney
falando de amarante meu amigo eu nao sou afavor de tomar terra e da pra indio se foi vcs q sofrero pra ganha essa terra joga 50000 pessoa na belem brasilia aque en imperatriz pra vcs ver que vai acontecer se governo nao mudar de plano fazer o quebra quebra nao tor encentivando vcs mais e por o governo respeitar os direito de vcs
boa noite meu amigo, desculpa os erros.