O ano de 2019 não foi fácil para ninguém e muito menos para o meio ambiente brasileiro, o qual sofreu diversas crises séries que resultaram em destruição de parte da flora e da fauna brasileira. O governo brasileiro, independentemente de quem está ou não no poder, não entendeu ainda a importância de uma política pública eficaz do meio ambiente, já que é através dele que vem grande parte das riquezas e das divisas brasileiras. Abaixo listamos alguns graves desastres que aconteceram  nos últimos anos, mas principalmente em 2019:

Rompimento da barragem em Mariana em 2015

A barragem rompeu liberando 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, o que causou a morte de 19 pessoas e a destruição de uma área de mais de 770 mil hectares. Diversas pessoas perderam as suas casas e até hoje a população nas áreas afetadas sofrem com a poluição do ambiente com metais pesados. Entenda mais aqui. Mas esta tragédia prevista não abriu os olhos para as grandes minerados brasileiras, mais preocupadas com altos lucros ao invés de investir em mais infraestrutura para manter as regiões nas quais atuam, fazendo extrações dia e noite, mais seguras para os seus habitantes, que em muitos casos são os seus próprios funcionários. Ao contrário, alguns anos depois uma tragédia muito maior aconteceu.

Rompimento da barragem em Brumadinho em 2019

O ano de 2019 começou com a maior tragédia de rompimento de barragem no Brasil com 270 pessoas mortas em apenas 30 minutos de rompimento. Um ano se passou e, assim como em Mariana, as pessoas estão sofrendo com as consequências. Diversas crianças ficaram órfãs, pessoas perderam as suas casas e as terras nas quais muitos eram agricultores e agora estão vivendo de favor e cheio de dívidas. Diversas pessoas ainda esperam por indemnizações. Entenda mais aqui também.

Incêndios na Amazônia em 2019

Em 2019, os incêndios que aconteceram na Amazônia foram 30% maiores e resultaram e estragos maiores do que nos anos anteriores, colocando o Brasil na mídia internacional e diversas dúvidas sobre o que realmente estava acontecendo e quem eram os culpados. A verdade é que a Amazônia é um patrimônio universal e está, em sua grande parte, em território brasileiro. O governo não tem cuidado dela como deveria, permitindo que as queimadas aconteçam, que são maioritariamente providas por ações humanas e em poucos casos devido às ações naturais. Bolsonaro até o momento apenas fez uma contenção da crise em 2019, mas não há grandes previsões de mudanças para uma política pública de respeito a Amazônia.

Derramamento de óleo pela costa do Nordeste brasileiro em 2019

No final do ano de 2019, aconteceu também um derramamento de óleo pela costa brasileira, principalmente no Nordeste, mas que acabou se espalhando para o Sudeste. Acredita-se que o óleo tenha vindo da Venezuela, mas as investigações são sigilosas. Neste momento, os estragos já foram contidos, mas tanto os animais como as pessoas que frequentaram a região sofreram intoxicação em mais alto ou baixo nível.

Infelizmente deu para perceber que todos os desastres naturais descritos acima tem interferência humana mostrando descuido e irresponsabilidade do homem a lidar com o meio ambiente. Em todos eles, o governo brasileiro tem a sua parcela de culpa por não proteger e ser mais rígido com as pessoas físicas ou jurídicas que causam esses acidentes que destroem vidas valiosas e que não podem ser recuperadas. Vamos ficar de olho para as ações em relação a esses desastres e ao que poderá acontecer se mudanças drásticas não forem colocadas em prática em 2020.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.