Trabalhar como freelancer pela internet é uma atividade profissional que vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos. É muito comum vermos o trabalho de freelancer ser tratado como profissão, quando, na verdade, o que temos é um modelo de prestação de serviços que congrega profissionais de diversas áreas e empresas.

Do ponto de vista das empresas, contratar um freelancer é um verdadeiro negócio da China, apesar dos riscos decorrentes de eventuais escolhas equivocadas. O freelancer atende a demandas específicas e temporárias por um preço negociado, que não envolve encargos trabalhistas, que encarecem o custo da mão de obra.

Além disso, as empresas têm a possibilidade de contratar especialistas para cada fase de seus projetos. Uma agência digital pode, por exemplo, para atender a um projeto de branding, contratar vários profissionais diferentes, como designer, webmaster, redator publicitário e programador.

Vale a pena ser freelancer?

Em se tratando do freelancer, esse modelo de trabalho atende a diferentes propósitos. Há quem busque apenas uma renda complementar, assim como há aqueles que sofrem com o desemprego e buscam uma alternativa de geração de renda.

Há, também, aqueles profissionais que escolheram trabalhar como freelancer em tempo integral. Esses profissionais podem ser jovens ou experientes. Em comum, a busca por liberdade e qualidade de vida, além da oportunidade de exercerem suas verdadeiras profissões e desafiarem seus maiores talentos.

Há, ainda, uma categoria de profissionais que busca desenvolver uma base de clientes para construir a gênese de um novo empreendimento. O que nos leva a definir o freelancer como

um misto de profissional liberal com empreendedor, que trabalha por demanda, atendendo a múltiplos clientes.

Como ser um freelancer?

Tudo isso só é possível graças à internet, com seu incrível poder de aproximar pessoas distantes geograficamente.

Além disso, a tecnologia digital permitiu que inúmeras relações de trabalho e diversas tarefas pudessem transcorrer 100% online.

Com isso, você pode ter um profissional freelancer residente no Congo atendendo a um cliente na Argentina.

Há alguns passos chave para ativar a carreira como freelancer. O primeiro deles é montar um portfólio. O cliente compra com mais confiança aquilo que ele pode ver.

O próximo passo é definir uma política de preços. Quando você está entrando no mercado, dificilmente conseguirá obter o seu preço alvo. Até vale a pena começar com bons descontos para atrair novos clientes, mas sempre tendo bem definido o preço alvo, aquele que, dentro de um determinado prazo, você pretende alcançar.

Definida sua política de preço, chegou a hora de buscar clientes. Você pode acompanhar as agências de emprego, construir um perfil vendedor no Linkedin e frequentar eventos de sua área.

A melhor forma de chegar aos seus clientes é, no entanto, aderir a uma plataforma de freelancer. Essas plataformas aproximam freelas e clientes de forma inteligente, gerando oportunidades para ambas as partes.

Outra forma de prospectar novos serviços é oferecê-los diretamente às agências digitais, pois elas sempre precisam de profissionais para executar serviços por demanda.

5 formas de trabalhar como freelancer pela internet

Agora que você já sabe por que e como ser um freelancer, vamos falar de 5 áreas que estão gerando um grande volume de oportunidades na internet.

Todas elas são capazes de oferecer a você uma oportunidade real de viver de freelancer.

Tradutor

O trabalho de tradução de conteúdos é um dos mais procurados nas agências de freelancer.

É claro que o inglês está no topo da lista, seguido pelo espanhol, mas quem conhece outras línguas ganha um diferencial.

É possível viver só de tradução, até porque é um serviço com bom valor agregado e você pode cobrar mais caro que em outros serviços ligados a redação.

Redator Web

A busca por redatores web está no topo da demanda. Se você quer uma profissão em que você pode trabalhar como freelancer e ter sempre pedidos de serviço, prepare-se para ser um redator web.

Sim, é preciso se preparar, porque não basta ter talento para escrever e dominar determinados assuntos. É necessário dominar uma série de técnicas e se preparar para incorporar personagens, porque você vai escrever para públicos diferentes e com estilos distintos, dependendo do plano de comunicação do cliente que você vai atender.

Você pode focar na produção de conteúdo de áreas sobre as quais você tenha um bom domínio, mas é importante ser um investigador sistemático de novos temas, pois isso contribuirá para gerar novas oportunidades.

A demanda por esse tipo de profissional é gigantesca, consequência do investimento das empresas em Marketing de Conteúdo, um modelo promocional que visa a ocupação de espaço na WEB por meio da entrega de conteúdo informativo e de entretenimento voltado para o público alvo das empresas.

Quem é da área de Comunicação Social tem um leque ampliado de oportunidades, pois as empresas buscam profissionais capazes de produzir textos voltados para conversão, presentes em landing pages, e-mail marketing e páginas comerciais.

Desenvolvedor Web

As políticas de Marketing Digital só são possíveis se houver o ambiente em que elas são implantadas.

Estamos nos referindo aos sites e aplicativos. Para os profissionais capazes de entregar projetos de qualidade, atendendo a todos os requisitos funcionais e estratégicos, o que não falta é trabalho de freelancer.

Assistente virtual

Esse é outro trabalho que vem atraindo muitos profissionais.

Muitas empresas não possuem demanda suficiente para contratar determinados profissionais. A contratação de freelancers é a solução para uma ótima relação custo-benefício.

Do ponto de vista do profissional, ele pode, trabalhando sob demanda, atender a vários clientes.

Entre os serviços demandados, temos:

– serviços administrativos;

– serviços de controle financeiro, como elaboração de planilhas;

– assistente de vendas;

– secretariado remoto;

– assistente de e-commerce;

– outros.

A transferência de parte do mundo corporativo para o ambiente virtual é uma tendência, assim como o trabalho de freelancer, o que significa dizer que há oportunidades para todos.

Consultor e assessor de negócios online

Você já deve ter ouvido que o brasileiro é o povo mais empreendedor do mundo. O ganho de importância do ambiente digital para a sociedade tem significado a geração de novas oportunidades de negócios.

O problema é que não é tão fácil explorar, com sucesso, essas oportunidades. Isso demanda uma série de habilidades de negócios, que muitas vezes os empreendedores não conseguem reunir em suas equipes.

Nesse ambiente, é muito grande a procura por ajuda de profissionais especialistas em Gestão, Marketing, Finanças, RH, Direito Comercial e outros.

É uma grande oportunidade para profissionais experientes e também para jovens talentosos, que desejam desafiar seus conhecimentos.

A lógica é a mesma do trabalho de assistente virtual. As empresas contratam por demanda, obtendo soluções possíveis, com o melhor custo benefício, enquanto o profissional pode atender a mais de um cliente, num trabalho bastante desafiador e com ótima remuneração.

Você pode só prestar consultoria, que é o trabalho de diagnóstico e aconselhamento, ou incluir a assessoria, que é absorver tarefas chave da empresa para implantar novas políticas e gerenciá-las.

Conclusão

Podemos pressupor que você encontrou algumas informações surpreendentes neste artigo. Caso isso tenha acontecido, o propósito foi alcançado.

Trabalhar como freelancer na internet está longe de ser só uma solução para o desemprego. É uma possibilidade real de você obter bons ganhos e até mesmo desenvolver um negócio altamente lucrativo.

É só encontrar a oportunidade que combine com suas habilidades, expectativas profissionais e conhecimento.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.