“O apoio do Instituto Alcoa e da Alumar aos projetos comunitários locais vai além do aspecto financeiro, pois é uma iniciativa que impacta positivamente a nossa vida em comunidade. Acreditamos que incentivará mulheres a saírem da condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da qualificação profissional e do empreendedorismo”, destacou Lívia Viana, idealizadora do Projeto Ela na Obra, ao receber o recurso de R$171 mil destinado pelo Programa de Apoio a Projetos Locais 2023, do Instituto Alcoa.


A Associação Ela na Obra busca estimular a autonomia das mulheres, fortalecendo-as coletivamente e mostrando potencialidades que, muitas vezes, elas até desconhecem. Ao projeto, juntaram-se mais dois beneficiados: “Ler é viver”, da Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão, e “Nave Empreende”, da Organização em prol da Natureza, Arte, Vida e Educação. A entrega dos recursos às instituições totalizou cerca de R$ 540 mil e ocorreu em 29 de setembro, no hotel Luzeiros, com a presença de representantes do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias e lideranças da Alumar.

Walmer Rocha, diretor do Consórcio, lembrou a histórica parceria com a comunidade. “São projetos que buscam transformações nas estruturas sociais e pessoais, no ambiente coletivo, tudo trabalhando para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. Estamos unidos aos esforços do poder público, do terceiro setor, de todas as esferas para buscar o desenvolvimento com qualidade de vida”, disse.

E a melhoria de uma comunidade passa, em sua essência, pelas pessoas”, complementou o gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Daniel Florenzano, ao ressaltar às iniciativas da Alumar nas comunidades, “trabalhamos em projetos para fortalecer e proporcionar oportunidades às pessoas, produzindo, num esforço recíproco e diário, uma relação de confiança e parceira com organizações da sociedade civil e as comunidades” afirmou.

Após o evento que oficializou a doação, representantes do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias da Alumar participaram de uma oficina sobre mobilização comunitária com o Instituto Alcoa e Estúdio Cais, com vistas ao planejamento de 2024.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com a presença de Michelle Bolsonaro, o ato organizado pela deputada federal Detinha, que comanda o ...
A cidade enfrenta uma onda de roubos a carros e motocicletas, em que preocupa a população ...
São Luís/MA - A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira, 19/04/2024, em Grajaú/MA, a OPERAÇÃO TERRA LIVRE, ...
São Luís/MA - A Polícia Federal prendeu ontem, 19 de abril, um homem em flagrante, por ...
Conhecido como o “Alok do Maranhão”, Naldinho participa do show do DJ no aniversário de Brasília ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.