O projeto “Agravos Nutricionais e Anemia” será executado na rede municipal luminense sob a coordenação de pesquisadores doutores

Na manhã desta sexta-feira (15), Elisabeth Diniz, titular da Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SEMCTI), esteve representando a prefeita de Paço do Lumiar – Paula Azevedo(PCdoB), na reunião com a professora, nutricionista e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Maria Tereza Frota. Na pauta, os últimos acertos para o início da Semana de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de setembro.

A execução do projeto “Agravos Nutricionais e Anemia em Escolas do Município de Paço do Lumiar”, que tem como foco diagnosticar, por meio de exames, se o discente está com algum tipo de enfermidade prejudicial ao desenvolvimento metabólico ou cognitivo, foi o assunto principal do encontro.

“Esse trabalho será de grande importância não somente para a comunidade acadêmica, mas também o município, pois representa uma interação entre nós, que fazemos ciência na Academia, com o diferencial de colocar em prática o conhecimento adquirido em prol do povo. Com certeza, os resultados embasarão Políticas Públicas que serão usadas em outras localidades”, explicou a doutora.

O também professor de ciências e pesquisador, Diogo Marinho, explicou como será a execução e os benefícios da pesquisa. “A nossa meta é realizar uma investigação capaz de diagnosticar qualquer tipo de enfermidade que possa afetar o desenvolvimento do aluno. Essa análise será feita em parceria com o Executivo Municipal para, a partir do resultado, propormos ações capazes de sanar os distúrbios detectados”, enfatizou Marinho.

Com uma atuação incansável voltada para o fomento da iniciação cientifica no seio escolar, a secretária Elizabeth Diniz, ressaltou a importância da cooperação para as crianças e adolescentes luminenses. “O programa é voltado para rede municipal de ensino. Ele visa a realização de um estudo científico antropométrico e de anemia, por exemplo, já que dentre as principais deficiências nutricionais, é justamente a que ocupa lugar de destaque, pois crianças anêmicas apresentam sonolência durante as atividades e com isso a sua atenção fica prejudicada levando ao baixo rendimento escolar”, disse Elisabeth.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com a presença de Michelle Bolsonaro, o ato organizado pela deputada federal Detinha, que comanda o ...
A cidade enfrenta uma onda de roubos a carros e motocicletas, em que preocupa a população ...
São Luís/MA - A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira, 19/04/2024, em Grajaú/MA, a OPERAÇÃO TERRA LIVRE, ...
São Luís/MA - A Polícia Federal prendeu ontem, 19 de abril, um homem em flagrante, por ...
Conhecido como o “Alok do Maranhão”, Naldinho participa do show do DJ no aniversário de Brasília ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.