A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) reuniu-se, nesta quarta-feira (15), em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para cobrar celeridade na implementação do Piso Nacional da Enfermagem.

Segundo a parlamentar, a ministra reiterou o posicionamento do governo federal de seguir empenhado em solucionar a viabilização do pagamento do piso de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.

“Ela explicou que a temática vem sendo tratada como prioridade desde o período de transição, por meio de muito diálogo com as entidades representativas da categoria para, de forma conjunta, encontrar  soluções e subsidiar a elaboração do auxílio federal aos estados e municípios para a fixação do beneficio”, disse a senadora.

O primeiro passo foi a criação de um Grupo de Trabalho interministerial para avançar no texto final da Medida Provisória para implementação do piso.

O GT, que reúne Casa Civil, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU), já está em ação, estudando propostas técnicas para financiar o piso. O MS ficará responsável pela definição de critérios de rateio para os repasses aos estados e municípios”, esclareceu a ministra, que, recentemente, participou do Fórum Nacional da Enfermagem.

Ana Paula afirmou que a categoria segue avançando e espera que alcance a valorização e o reconhecimento salarial como merece.

Seguimos avançando. Nossa categoria, que foi linha de frente no combate à pandemia e é tão essencial no atendimento à população, merece ser valorizada. Continuaremos dialogando e cobrando diariamente”, ressaltou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.