A prefeitura Municipal de Codó deu início na última sexta-feira (10), às obras de reformas e melhorias do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Codó. Para possibilitar atendimentos mais acessíveis e com qualidade para os pacientes em diagnóstico e cuidado contínuo a HIV/Aids/IST e hepatites virais no município.

De acordo com a Secretária de Saúde, Thainara Lima, a entrega do serviço será um marco do governo cidade de todos que aponta o compromisso com o município de Codó. “Todo atendimento ofertado a este público será completo. Haverá orientação sobre as ISTs, diagnóstico, cuidado contínuo e dispensação de medicamentos, o que antes eram encaminhados para outros serviços da rede SUS”.

CTA

É um serviço que realiza aconselhamento e orientações voltadas para as IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como oferece Testes Rápidos para estes agravos, resguardando o Sigilo, a Confidencialidade e o Respeito às diferenças.

• Realiza aconselhamento antes e depois de fazer os exames, a fim de ouvir as dúvidas existentes, realizar orientações de acordo com sua situação de vulnerabilidade e esclarecer sobre as IST/HIV/AIDS/HV;

• Atende gestantes e puérperas que não realizaram os exames de HIV, Sífilis e Hepatite B durante o pré-natal;

• Realiza Aconselhamento para casais, inclusive, casais soropositivos e sorodiscordantes (quando um parceiro é positivo e o outro não);

• Oferece atendimento por livre demanda ou encaminhamento.

• Oferta insumos de prevenção como: preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

• Realiza Campanhas de Prevenção e de Detecção Precoce que compõem o Calendário do Ministério da Saúde, em parceria com outras Instituições (Programa Municipal de IST/HIV/Aids/HV, escolas, empresas, presídios, dentre outros).

Profissionais: Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. Conta também, com o apoio de toda a Equipe Multiprofissional do SAE (Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais) e do LSPA (Laboratório de Saúde Pública de Araguaína).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Neto Ferreira O presidente do Sindicato dos servidores da fiscalização agropecuária do Maranhão (Sinfa), ...
Leia Mais
Danilo Ferreira Martins, de 23 anos, e Jefferson Luiz Miranda, são da cidade de Patos na ...
Leia Mais
A informação foi compartilhada nas redes sociais pelo presidente do Moto Club de São Luís, o ...
Leia Mais
Policiais Civis do Maranhão prenderam em flagrante, durante operação realizada em Coroatá na tarde de ontem ...
Leia Mais
O candidato a deputado estadual, Ricardo Arruda (MDB), iniciou a corrida por uma vaga na Assembleia ...
Leia Mais
Todo ano de eleição é a mesma coisa, é só o Tribunal de Contas do Estado ...
Leia Mais

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.