Na manhã desta quarta-feira (25), o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, juntamente com representantes da pasta, realizaram uma visita técnica ao Terminal de Uso Privado (TUP) Porto São Luís, após a empresa brasileira Cosan, controlada pela Atlântico Participações, anunciar a compra do TUP Porto São Luís.

Foto Divulgação

Em valor estimado de R$ 720 milhões na aquisição do projeto, mais investimentos estimados em 1,5 bi na primeira fase, a compra marca a entrada da empresa em escoamento de minério de ferro e foi intermediada pelo Governo do Estado, via Seinc.

Durante a visita, o secretário destacou que as negociações da Cosan com o grupo China Communications Construction Company (CCCC) – o Porto São Luís pertence à São Luís Port Company, da CCCC – representam um novo cenário de desenvolvimento no Maranhão.

O anúncio da Cosan apontam a ação do Governo do Maranhão em atrair cada vez mais investimentos ao Estado. Com o acompanhamento desta negociação, fizemos mais uma vez nossa parte em trazer empregos e desenvolvimento para os maranhenses e destravar um empreendimento com um potencial fantástico para a economia do Nordeste”, analisou Simplício Araújo, que pontuou também uma maior celeridade na construção do porto e novas perspectivas para o escoamento da produção do Arco-Norte no Maranhão.

O Porto São Luís tem previsão de início das operações a partir de 2025.

*TUP Porto São Luís*

A entrada do novo proprietário foi avaliada como bastante positiva pelo atual presidente do Porto São Luís, Helder Dantas, que afirmou que o TUP se fortalece ainda mais com a compra e terá seu cronograma de investimentos acelerado.

Esse Porto está sendo concebido para ser um dos mais modernos e eficientes do país, reforçando a vocação da baía de São Marcos como uma das mais importantes regiões exportadoras do Brasil, gerando ainda mais empregos e renda para o Estado”, afirmou o presidente.

O TUP Porto São Luís é localizado na Baía de São Marcos e conta com uma área de 2 milhões e 580 mil metros quadrados de cais, com 950m de extensão, e cerca de 1.900 metros de cais acostável e apto a receber diversos navios simultaneamente.


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