Em sua mensagem como chefe do Poder Executivo, Rigo Teles falou da situação precária em que recebeu o Município de Barra do Corda e destacou suas ações no primeiro mês de governo.

O Prefeito Rigo Teles participou na tarde desta terça-feira, 02 de fevereiro de 2021, da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Barra do Corda. Conforme prevê a Lei Orgânica do Município, o prefeito deve participar da abertura dos trabalhos do Legislativo e apresentar a Mensagem do Poder Executivo.

Rigo Teles elencou como a administração encontrou as principais secretarias municipais.

O prefeito destacou que na educação, foi encontrada uma estrutura física decadente, com os ônibus escolares todos sem funcionamento e sucateados. “Constatamos a precária situação da maioria dos prédios escolares. As nossas escolas estão abandonadas, sem a mínima condição que os nossos alunos merecem para que possam ter uma experiência escolar transformadora. Encontramos as escolas sem reformas, com banheiros destruídos, com salas sem ventiladores e muitas delas tomadas pelo mato”.

Afirmou que o seu governo tem trabalhado diuturnamente para proporcionar uma experiência transformadora para todos os protagonistas da educação, “desde o auxiliar de serviços gerais, ao menor dos nossos alunos”. Inclusive, ainda neste mês iniciará os processos licitatórios para as reformas dos colégios, a começar pela escola Enoc Vieira.

Sobre a saúde, o prefeito relatou em sua mensagem que recebeu da gestão anterior “uma saúde precária, na verdade caótica”, a começar pelas péssimas condições das ambulâncias do sistema de saúde do município que estão em sua totalidade sucateadas.

O prefeito afirmou que sua gestão irá trabalhar diuturnamente para “levantar o sistema de saúde da nossa cidade que vem se arrastando ao longo dos anos, trabalhando em uma política voltada para a valorização dos usuários, na gestão do cuidado, com humanização”.

Lembrando do seu compromisso de campanha, o prefeito declarou que “até o dia 28 de fevereiro deste ano, entregará todas as unidades de saúde estruturadas, com profissionais capacitados, equipamentos e medicamentos para todos os usuários que necessitarem de acompanhamento, como hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças e pacientes com necessidades especiais”.

Além dos problemas que encontrou no município, o prefeito aproveitou a oportunidade para apresentar o balanço das obras dos primeiros trinta dias de gestão.

Na área da saúde, o prefeito lembrou que foi montada uma comissão logo após o período eleitoral para formular políticas públicas e executá-las logo no início da gestão. O resultado disso está sendo visto no atendimento humanizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Materno. Além disso, o prefeito lembrou que já foi ordenado a compra de respiradores para o sistema de saúde do município, já que a nova gestão recebeu apenas um e com apenas 40% de sua capacidade de funcionamento.

Como resposta à situação de pandemia do novo coronavírus, o prefeito apresentou aos vereadores que na última segunda-feira (02), foi inaugurado o Centro de Triagem para Síndromes Gripais, equipado e preparado para o atendimento conforme as normas da OMS. Afirmou, ainda, que na próxima sexta-feira (05), será inaugurado o CTC (Centro de Tratamento para Covid), que irá acolher e tratar os usuários que necessitarem de atendimento clínico neste tempo difícil.

O prefeito apresentou a situação precária dos poços artesianos no município, mostrando à todos que as ações de resolução nesta área também já estão sendo executadas, inclusive com a entrega “de uma bomba nova no poço da Vila Nenzim”.

Ainda, fez o relato sobre a situação do lixo nas ruas e do lixão do município. Conforme lembrou o prefeito, foram retiradas “grandes carradas de lixos das ruas da cidade, além da adequação do lixão que já invadia a MA-272.

Concluindo sua fala, o prefeito afirmou que sua gestão “trabalhará de forma transparente, com metas e objetivos, fortalecendo a cada dia as políticas públicas no município, cumprindo a tarefa que nos foram delegadas”.

Salientou, ainda, que é do seu desejo desenvolver uma política harmônica entre os poderes executivo e legislativo, com o intuito de “desenvolver políticas públicas que torne o nosso município mais justo e próspero e que os barra-cordenses possam se alegrar e dizer ‘eu moro em uma cidade bem cuidada e bem administrada’”.

Os vereadores parabenizaram o prefeito pelo esforço nos primeiros 30 dias frente ao comando da prefeitura de Barra do Corda.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.