A Prefeitura de Santa Rita tem intensificado os trabalhos de construção do novo hospital municipal de Santa Rita, que terá características de uma unidade macrorregional. As obras ainda estão no estágio inicial, mas a previsão de entrega da nova unidade hospitalar é para dezembro de 2020. De acordo com o prefeito Hilton Gonçalo, o novo estabelecimento de saúde terá 50 leitos e atenderá média e alta complexidade.

O novo hospital municipal de Santa Rita está sendo construído com recursos do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), os quais são repassados mensalmente pela Vale e também com uma emenda no valor de R$250 mil do deputado estadual Ariston Gonçalo.

Além dos 50 leitos para atender alta e média complexidade, o novo hospital terá de 6 a 8 leitos de UTI e ampliará a capacidade de atendimentos no município, passando a realizar cirurgias como de retirada de vesícula, apendicite, hérnia, entre outros. A unidade hospitalar também vai absorver os serviços já realizados no Hospital Municipal Maria Helena Freire.

Atualmente em Santa Rita são realizados procedimentos de média complexidade e a Prefeitura oferta atendimentos de clínico geral, cirurgião geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia, cardiologia, endocrinologia, odontologia e periodicamente são realizados mutirões oftalmológicos. O hospital de Santa Rita ainda possui um banco de sangue, raio-x e ultrassom, eletrocardiograma, assim como laboratório de analises clinicas 24 horas.

A ideia é que o atual Hospital Municipal Maria Helena Freire, que possui 28 leitos clínicos e 3 UTI´s, passe a ser um Centro de Especialidades, assim como abrigar o SAMU de Santa Rita.

Hilton Gonçalo lembra que atualmente mantém o Hospital Municipal Maria Helena Freire com recursos próprios e do Governo Federal, que varia de acordo com a produtividade da unidade.

Rede de Saúde de Santa Rita

Além do hospital municipal em Santa Rita estão funcionando 22 UBS´s – Unidades Básicas de Saúde – que realizam medicina preventiva, assim como atendimentos odontológicos.

O município ainda conta com uma equipe de 7 profissionais do programa federal Mais Médicos, sendo quatro médicos cubanos e três brasileiros, além de 40 enfermeiros. Estes fazem o trabalho de prevenção nos bairros e povoados de Santa Rita, ajudando na prevenção e diagnóstico de doenças.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O comunicado veio por meio do Presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor, que ...
Na manhã desse domingo (5), o governador Carlos Brandão esteve na cidade de Pedro do Rosário ...
Com o objetivo de fazer uma abordagem cada vez mais humanizada, Lúcia Vasconcelos assume a Secretaria ...
No último sábado (04), o pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso, esteve na ...
Festa homenageará Mestre Paulo Salaia, fundador do Bloco Tradicional Os Feras, falecido em 2023 O dia ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.