O rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, reforçou o alerta das autoridades para a situação da Barragem do Rio Flores, em Joselândia (MA), que deságua no Rio Mearim. Na manhã desta terça-feira (05/02), o prefeito Antônio França, ao lado do coordenador Municipal da Defesa Civil, Lenoy Passos, visitou as instalações da represa.

O intuito da visita foi articular e sensibilizar também autoridades de outros municípios da região do Médio Mearim, para a criação de um projeto a ser levado ao Governo Federal, para que assim sejam tomadas as providências necessárias.

O gestor pedreirense foi recebido pelo prefeito de Joselândia, Biné Soares e vereadores daquele município, além dos parlamentares de Pedreiras, Bruno Curvina e Gard Furtado; o empresário Klebinho Branco e o presidente do Comitê da Bacia Hidrógrafica do Rio Mearim, José Filho. A comitiva seguiu até a barragem para verificar in loco a real situação, pois segundo informações, das 81 barragens do Maranhão, a do Flores é uma das que mais necessita de fiscalização e manutenção. O último relatório, segundo informações, foi em 2014, na época constatou-se risco médio.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, Bruno Curvina, a preocupação faz sentido pelo potencial de risco e a manutenção precária da represa. O prefeito de Joselândia, Biné Soares acrescenta que são cerca de 80 quilômetros de extensão em água, chegando até ao município de Barra do Corda. Ele afirma que há necessidade de dar uma viabilidade econômica para o empreendimento. “Poderia estar gerando energia ou mesmo voltado para os projetos de irrigação, que é o objetivo inicial da obra, mas percebemos que falta força política e interesse maior dos poderes”, constata.

A Barragem do Rio Flores recebeu manutenção no ano passado, resolvendo alguns problemas pontuais. O prefeito Antônio França esteve à frente das reivindicações e acompanhou este trabalho de manutenção à época. Ele avalia que há melhorias, mas não descarta os riscos e a necessidade de mobilização no sentido de intervenções estruturais. “Comparando com a situação do ano passado percebemos algumas mudanças, que são respostas em relação às vistorias que havíamos feito anteriormente. Porém, mediante os acontecimentos atuais, (em Brumadinho), nos preocupamos e vamos buscar acompanhamento técnico para que possamos entender a real gravidade, como está a segurança, para podermos tranquilizar a nossa população”, afirma.

“Vamos mobilizar os prefeitos da nossa região, que de certa forma são interligados pelo Rio Mearim, e assim vamos aos governos estadual e federal, buscarmos mecanismos e aparatos para as medidas necessárias”, finalizou França.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...
A Polícia Federal está participando das ações emergenciais de apoio às comunidades afetadas em meio às ...
Na manhã desta sexta-feira(3), a Polícia Civil, por intermédio da 16ª Delegacia Regional de Bacabal, deu ...
Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares Nove pessoas ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.