A campanha será durante todo mês de Outubro com palestras, consultas e coleta de exames em todos os postos do município

Estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Assim pode ser resumido o principal objetivo do Outubro Rosa, campanha mundial que foi iniciada na tarde desta segunda-feira, 02, em Rosário, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Superintendência da Mulher.

A abertura da campanha foi feita na Unidade Básica de Saúde da Sede. Contou com a participação da secretária de Saúde do município, Viviane Arruda, bem como dos vereadores Luís Carlos Barros de Oliveira (Kiko), presidente da Câmara, e Jardson Frazão, além de médicos, enfermeiros, agentes de saúde e pessoas da comunidade.

Na ocasião, diversas atividades foram oferecidas à população, dentre as quais verificação de pressão arterial, testes de glicemia, consulta ginecológica e coleta de exame preventivo. Além dos exames, a programação de abertura contou com palestras motivacionais e que abordaram a temática ‘Câncer de útero e de mama’.

De acordo com a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), a programação foi pensada para chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama. “A luta contra a doença deve ser uma prática diária, mas a campanha Outubro Rosa funciona para intensificarmos isso, pois é fundamental que todos saibam dos cuidados e dos tratamentos”, destacou.

Segundo a secretária Viviane Arruda, diversas atividades serão desenvolvidas ao longo de todo o mês de outubro. “Estamos intensificando as ações de prevenção durante a campanha, pois queremos levar os benefícios dos cuidados médicos a todas as mulheres do município”.

Consultas

Durante o Outubro Rosa, os exames ginecológicos serão realizados todas as segundas-feiras, a partir das 14h, pelo ginecologista Bartolomeu Feitosa. De acordo com ele, a campanha é o momento certo para trabalhar a prevenção que, ainda é a melhor forma de evitar problemas relacionados ao câncer. “A partir dos 49 anos, os cuidados devem ser maiores. Entretanto isso não descarta que mulheres mais jovens façam exames preventivos, como forma de descartar problemas no futuro”, alerta o médico.

É exatamente o que a dona de casa Ana Alice Barros, 45 anos, está fazendo. Moradora do bairro Vista Alegre, foi até a UBS Sede assim que soube do início da campanha. “É como diz o ditado, é sempre melhor prevenir, que remediar”.

Projeto Viva Bem

A secretária Viviane Arruda aproveitou a abertura da campanha Outubro Rosa para divulgar outro projeto de iniciativa da Prefeitura de Rosário voltado à saúde dos rosarienses, o ‘Viva Bem’. O lançamento será feito na próxima quinta-feira, 5, às 17h, no Parque da Cidade. Por meio dele a população poderá fazer avaliação nutricional, aferição de pressão, glicemia, peso, dentre outros exames. “Muitas pessoas fazem atividades físicas no Parque e elas são o público-alvo deste projeto, que dispõe de uma profissional exclusiva para a realização dos procedimentos, a nutricionista Liliane Castro”, revela a secretária.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.