MP identifica 25 questões plagiadas em concurso do Estado para professor

    Órgão não informou quais, mas afirmou que tomará as medidas cabíveis. Diversas outras irregularidades também foram detectadas

    ATUAL7

    Levantamento minucioso do Ministério Público do Maranhão, realizado pela equipe de pedagogas e assessoria jurídica das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, identificou pelo menos 25 questões com indícios de plágio no concurso público para professores da rede estadual de ensino, de aplicado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), em dezembro do ano passado.

    A informação foi divulgada nesta sexta-feira 5, pelo próprio MP-MA, em relato sobre reunião ocorrida da tarde de ontem na sede das Promotorias de Justiça da Capital, envolvendo os promotores de justiça que compõem o Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOp Educação) e representantes de diversas pastas do Governo do Estado, onde foram apresentadas aos membros do Executivo as denúncias contra o certamente, em especial sobre os casos de plágio.

    Ainda segundo o levantamento feito pelo órgão, na parte comum a todos os cargos, foram consideradas sob suspeita 8 das 30 questões, o que representa aproximadamente 26% da prova aplicada a todos os candidatos. Também foram identificados problemas nas provas de conhecimentos específicos nas áreas de Arte, Língua Inglesa, Física e Geografia. No caso da prova de Física, por exemplo, oito das quarenta questões (20%) têm indícios de plágio.

    Todo o levantamento realizado foi entregue aos representantes do Estado e da Fundação Sousândrade, realizadora do concurso, para análise. O prazo para que seja apresentado um posicionamento ao Ministério Público encerra-se no dia 15 de fevereiro.

    De acordo com o promotor Paulo Silvestre Avelar Silva, a existência de questões copiadas de outras provas fere os princípios da igualdade de condições entre os candidatos e da moralidade. A partir da resposta apresentada pelo Executivo Estadual e Fundação Sousândrade, o Ministério Público tomará as medidas cabíveis.

    O chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e o secretário de Transparência, Rodrigo Lago, pouco antes de receberem documento com identificação de 25 questões plagiadas no concurso da Sousândrade
    O chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e o secretário de Transparência, Rodrigo Lago, pouco antes de receberem documento com identificação de 25 questões plagiadas no concurso da Sousândrade

    Também participaram da reunião os promotores de justiça Sandra Soares de Pontes, Érica Ellen Beckman da Silva (CAOP/Educação) e João Leonardo Pires Leal (Defesa da Probidade Administrativa). Representando o Estado, estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o secretário estadual de Transparência e Controle, Rodrigo Lago; o procurador-geral do estado, Rodrigo Maia Rocha, acompanhado pela também procuradora Lorena Duailibe Carvalho; e a secretária de Estado de Gestão e Previdência, Lilian Régia Gonçalves Guimarães e Ima Fátima de Jesus, Secretária Adjunta de Ensino da Seduc.

    Ainda da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), participaram Christiane Morais Ribeiro de Melo e Jorge Luís de C. Nina. Da Secretaria de Estado da Educação, estiveram presentes Ilma Fátima de Jesus (secretária adjunta de Ensino), Rosiléia da Silva Saraiva (superintendente de Recursos Humanos) e Orlanda de Barros Pessoa Helal (supervisora de Gestão de Pessoal Docente). Participaram ainda, representando a Fundação Sousândrade, a coordenadora Evangelina Noronha, Emílio César Ramos e Fernando Ribeiro.

    Outras denúncias

    Além da possibilidade de plágio de questões, o Ministério Público do Maranhão recebeu diversas outras denúncias relativas ao concurso público. Entre elas estão a violação de malotes de provas, ausência de cotas para pessoas que se autodeclaram negros, parentesco entre candidatos e membros da comissão de concurso, cobrança de conteúdos não especificados no edital, falta de energia em local de provas e ausência de prova prática para os cargos relacionados ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    Para todas as denúncias recebidas foram abertos procedimentos internos para verificação, sendo que vários deles continuam em fase de investigação por parte das Promotorias de Justiça da Educação.

    “O objetivo do Ministério Público e assegurar a transparência do concurso e evitar que qualquer irregularidade possa macular a seleção dos candidatos, garantindo a igualdade de condições a todos”, ressaltou Paulo Avelar.

    O promotor lembrou, ainda, que a realização do concurso é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MP-MA e o Estado do Maranhão.


    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
    O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
    A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
    Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
    Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
    O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    8 respostas para “MP identifica 25 questões plagiadas em concurso do Estado para professor”

    1. Concurseiro disse:

      Caro Luis Cardoso, concurso público não é a forma mais perfeita de se testar a inteligência e a capacidade técnica de uma pessoa, mas ainda é a melhor forma que temos para fazer uma seleção.
      Sou de família humilde e já passei em vários concursos, inclusive parar professor do estado.

      Concurso público também é tática.

      Se o ministério público observar vai perceber que a maioria das bancas de prova seguem uma tendência e que quando se começa aresolver questões deusa determinada instituição.As bancas tendem a adotar um certo estilo de prova.
      Então se você é corcurseiro e tem hábito de resolver questões anteriores certamente vai se deparar com as mesmas questões ou questões muito parecidas.

      Na minha opinião isso não é suficiente para anular um concurso, a não ser que se prove por A+B que a empresa beneficiou alguém com isso.

      Obs: já vi casos em que se repetiu toda uma prova e um caso que a resposta de toda a prova era só uma letra(neste caso os concursos foram anulados)

      Abraço !

    2. Concurseiro disse:

      Caro Luis Cardoso, concurso público não é a forma mais perfeita de se testar a inteligência e a capacidade técnica de uma pessoa, mas ainda é a melhor forma que temos para fazer uma seleção.
      Sou de família humilde e já passei em vários concursos, inclusive parar professor do Estado.

      Concurso público também é tática.

      Se o Ministério Público observar vai perceber que a maioria das bancas de prova seguem uma tendência e que quando se começa aresolver questões de uma determinada instituição, as bancas tendem a adotar um certo estilo de prova.
      Então se você é corcurseiro e tem hábito de resolver questões anteriores certamente pode se deparar com as mesmas questões ou questões muito parecidas.

      Na minha opinião isso não é suficiente para anular um concurso, a não ser que se prove por A+B que a empresa beneficiou alguém com isso.

      Obs: Já vi casos em que se repetiu toda uma prova e um caso que a resposta de toda a prova era só uma letra(neste caso os concursos foram anulados)

      Rsrsr….não passei para professor de língua portuguesa não.
      Abraço !

    3. Hackel disse:

      Isso só demonstra o quanto essa turma que hoje ta na Seduc é de uma incompetência sem precedentes. Só o Governador não ver isso. Áurea e equipe só pensa em desvalorizar os funcionários da casa, subtraindo ou reduzindo a gratificação do fundo estadual dos funcionários da casa. Somente o governador não vê ou não quer ver isso. Vários servidores de importância tão saindo ou migrando pra outros órgãos ou empresas por causa disso. Contratados com salários atrasados, estagiários sem receber a mais de noventa dias e por aí vai. LAMENTÁVEL ISSO. GOVERNO DA MUDANÇA DO CÃO!

    4. ORCILIA disse:

      VERDADE VERDADEIRA HACKEL. O ESTÁGIO É IMPORTÂNCIA SUMA E O QUE SE NOTA NO ATUAL GOVERNO É QUE OS ÓRGÃOS NÃO TEM DADO O DEVIDO VALOR AOS ESTAGIÁRIOS QUE PRECISAM PASSAR POR ESTE PROCESSO PARA CONHECER AS NOVAS PERSPECTIVAS DO SETOR PÚBLICO, SSUAS ABRANGÊNCIAS E AS METODOLOGIAS DE GESTÃO. O ESTÁGIO POSSUI RECURSO PRÓPRIO CONSIGNADO AOS ÓRGÃOS PARA O PROVIMENTO DA AÇÃO. SÓ QUE O GOVERNO QUER NOS ENGANAR DIZENDO QUE A CRISE ATINGIU TAMBÉM ESSE SETOR. BALELA! NA SEDUC, GRANDE PARTE DOS ESTAGIÁRIOS ESTÃO SEM RECEBER A MAIS DE 150 DIAS E OUTROS TANTOS JÁ SAÍRAM PARA EMPRESAS QUE HONRAM SEUS COMPROMISSOS. INFELIZMENTE NESTE GOVERNO ATÉ OS NOSSOS JOVENS SÃO DESESTIMULADOS A SEREM RELAPSOS, DESCOMPROMISSADOS, INADIMPLENTES E INCOMPETENTES.

    5. Roberth will disse:

      A prova história também existem plágios e nomes em duas listas, ampla e pra deficientes.

    6. SERVIDORA DA CASA disse:

      Atenção MP os servidores da Seduc estão pagando com suas gratificações do fundo estadual para que áurea e gangue se divirtam no Carnaval em outros estados. Quando se pensou que com a saída do subsecretário Dalton às coisas fossem melhorar, fizeram foi piorar. Mais uma vez essa gangue do PC do B “garfou” parte da gratificação do pessoal da casa. Podem ter certeza, isso jamais será esquecido. Nas próximas eleições votaremos em candidatos do PMDB. Flávio Dino nunca mais!!!

    7. Augusto de Melo e Albuquerque disse:

      Cardoso, o MP também tem que ficar atento ao concurso de Procurador do Município que ainda se realizará em março, para que se evite esse e outros contratempos no certame.

    8. Concurseiro Fluminense disse:

      O MP quer fazer é graça!!!!! Porque vocês não investigam o Instituto Machado de Assis http://www.institutomachadodeassis.com.br que estão organizando os concursos da prefeituras: Amapá do Maranhão – MA; Cajapió – MA; Cantanhede – MA; Matões do Norte – MA e Primeira Cruz – MA?

      Essa banca não vale nada, e não sabem organizar nenhum concurso!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *