Slide1Andrea Almeida, 35, divide-se entre as atividades manicure e professora de matemática em uma rede municipal do interior do Maranhão até ser aprovada em um concurso estadual – agora, concilia os dois turnos de aula.

Hoje, quatro em cada dez docentes da rede básica do país, ou 41% do total, fazem atividades dentro e fora da educação para complementar a renda. Desse universo, 10% chegam a atuar em atividades fora da educação.

Os dados, tabulados pela Organização Todos pela Educação a pedido da Folha, são de questionário preenchido por 225 mil professores da rede pública do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, amostra que compreende os principais anos dessa etapa de ensino. Ao todo, o fundamental reúne 1,4 milhão de professores.

O levantamento mostra ainda que cerca de 30% dos professores que atuam em uma escola por 40 horas ou mais por semana também arranjam tempo para complementar a renda com outras atividades.

“Em algumas redes , a própria carreira não esta desenhada para o professor se fixar na sala de aula, afirma a coordenadora de Todos pela Educação, Alejandra Velasco.

A atividade extra tem peso importante no orçamento doméstico dos professores : apenas com a docência , 50% dos profissionais recebem valor igual ou menor a R$ 2.035.

Com a jornada adicional, seja em outra rede ou fora da educação, esse percentual diminui para 36%.

Professores afirmam que a dupla jornada interfere na qualidade de vida e traz impactos para o desempenho em sala de aula.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.