Com o titulo “Deixar a estrada da exclusão social, o governador do Maranhão citou a fome como “a negação mais cruel dos direitos fundamentais de qualquer ser humano. É a negação da condição básica para o desenvolvimento do homem que, sem ter o que comer, não consegue trilhar os caminhos que pedem os sonhos que tem para si e para a sua família. É a negação primeira do que a filósofa Hannah Arendt chamou do“direito a ter direitos”. Sem nada para comer, como ter acesso à educação, à cultura, ao trabalho ou à sua autodeterminação?”.

E fala do seu plano Mais IDH para tirar da miséria 30 cidades com o menor desempenho do Índice de Desenvolvimento Humanos: “Para que se tenha a dimensão deste programa, somente na primeira semana do Mutirão Mais IDH, foram realizados 18 mil atendimentos em 9 municípios. Nesse mutirão, encontramos milhares de pessoas que jamais tiveram acesso a qualquer serviço público, que jamais foram lembrados pelos governantes, a não ser em tempo de eleição”.Ora, esse novo plano é nada mais e nada menos do que uma cópia imperfeita do Mutirão do Cidadão e do Governo Interinerante da ineficaz gestão de Roseana Sarney.Sair pelas cidades entregando carteira de identidade, titulo de eleitor, ensinar as escovas os dentes, entregar tratores, foi tudo que a ex-governadora fez ao longo de seus mandatos. Até aqui tudo legal, tudo bacana. E a barriga? Saco vazio já fica em pé?Então, o que o povo faminto precisa é de comer à mesa, alimentos ou condições para comprar gêneros alimentícios todos os dias.

O que o governo deveria fazer é um levantamento nos povoados mais longiquos, na vielas mais distantes para saber quem precisa realmente do pão de cada dia e intregrá-los ao programa Bolsa Família, que também é um esmola, através das prefeituras.

A continuar assim, nosso netos presenciarão o mesmo quadro de fome e miséria tanto combatido por todos os governantes que passam pelo Palácio dos Leões.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.